Nutricionista municipal fala sobre marca histórica na Alimentação Escolar de Pinheiro Machado

A prefeitura de Pinheiro Machado através da secretaria de Educação recebeu nesta semana informação que o município foi um dos poucos do RS, que no ano de 2022, aplicou 100% da verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em agricultura familiar.

Como explica a nutricionista gestora do PNAE do município, Fabiane Mena, desde 2009, através da Lei 11.947/2009, no mínimo 30% dos recursos financeiros repassados aos municípios através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) devem ser investidos na compra direta de produtos oriundos da Agricultura Familiar.

“Nosso município vem desde então, procurando cumprir essa legislação e para isso contamos sempre com o apoio da EMATER na articulação junto aos produtores. Viemos numa crescente nesse percentual, tendo percentuais menores apenas em 2020 e 2021, por efeito da pandemia que passamos”, relata Fabiane.

Segundo ela, no ano de 2022, toda a verba federal repassada ao município para compra de alimentos para a Alimentação Escolar foi gasta em produtos da Agricultura Familiar, ou seja, Pinheiro Machado atingiu o percentual de 100% do valor recebido gasto somente com agricultura familiar.

“Como nutricionista gestora do PNAE do município, fico extremamente grata e satisfeita em atingir esse percentual pois sei da importância dessa legislação no apoio e fortalecimento da agricultura familiar local, o que contribui para diminuir a insegurança do agricultor quanto à comercialização do seu produto, estimulando assim o desenvolvimento econômico do nosso município, além da garantia de uma alimentação mais saudável aos nossos alunos, com produtos mais naturais, fresquinhos, colhidos muitas vezes no dia e muito mais saborosos”, comemora Fabiane.

O executivo municipal considera a notícia, como um marco expressivo na união da Agricultura Familiar com o PNAE. “Isso é muito importante para o município, porque valoriza os produtos oriundos da agricultura familiar e fomenta e incentiva o trabalho do homem e da mulher do campo”, destaca o Executivo.