Município vai trabalhar com artesanato Mbya Guarani nas escolas

Na última semana, o Prefeito Ronaldo Madruga, acompanhado da secretária de Educação, Jaqueline Castro dos Santos, estiveram na Fundação de Amparo à Pesquisa e a Extensão Universitária – FAPEU para tratar sobre o Programa de Apoio às Comunidades Mbyá-Guarani BR 116.

A fundação contata as secretarias de educação dos municípios para doar material de artesanato feito pela população indígena que vive em torno da BR-116 que foram afetados pelas obras de duplicação da rodovia. O DNIT é quem realizada a compra e repassa para a Fundação, pois a venda do artesanato é uma forma de mitigar os danos e impactos financeiros causados à essa população.

Segundo o prefeito, desta forma, o programa vai promover a sensibilização de questões culturais, sociais e ambientais dentro das escolas. “Vamos disseminar a importância da preservação da cultura indígena, as escolas irão trabalhar e divulgar uma cartilha onde informará como é feito cada material”, informou.

A secretária Jaqueline falou da importância de associar objetos confeccionados pelos indígenas ao conteúdo que está sendo abordado na sala de aula. “Essa ação resulta em um excelente processo de aprendizagem aos alunos, proporcionando o contato direto com as tradições do país e consequentemente o saber da história do seu país e de sua região”, falou.