Município estima realizar 300 castrações até o final do ano

Mensalmente, em torno de 20 animais são castrados no Centro de Zoonoses por meio da Prefeitura de Pinheiro Machado em parceria com a ONG “Grupo de Proteção aos Animais – Unidos Para Amar” (GPA-UPA). De acordo com a vereadora Laura Ratto que ajudou a fundar a ONG, dependendo do processo licitatório que a prefeitura realizará, estima-se que serão realizadas 300 castrações até o final do ano.

De acordo com a Laura, metade das vagas são destinadas para pessoas que possuem bolsa família e CadÚnico que podem se inscrever no projeto de castração através do Departamento de Assistência Social (DAS) e a outra metade das vagas, são destinadas para quem possui animais que foram adotados na ONG, que podem fazer a inscrição no próprio GPA UPA.

A ideia é que em breve comece ser feita a castração de gatos também. O vice-prefeito Rogério Moura, afirma que a ação também contribui para a diminuição do ataque de cachorros a ovelhas de produtores rurais a longo prazo. “Dessa forma conseguimos controlar melhor a população de cães e gatos, diminuindo com isso o prejuízo dos nossos produtores, pois pesquisas comprovam que a castração, juntamente com a educação da comunidade evitando o ato de largar animais nas ruas é a melhor meta de controle da população canina”.

O prefeito Ronaldo Madruga, enfatizou que é um compromisso do município cuidar da vida dos animais errantes. “É preciso ter um controle, a microchipagem também é um dos nossos objetivos para localizar tutores em caso de fuga ou abandono, aumentando a responsabilidade pelos animais” afirmou.

O vice-prefeito adiantou também que já está sendo tratado com o município de Pedras Altas para se fazer uma parceria para castrar fêmeas caninas.

Cães castrados na sala de espera