Lei garante novo piso salarial aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Pinheiro Machado

O prefeito Ronaldo Madruga nesta semana sancionou a Lei nº 4478/2022 que reajusta o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate a Endemias em Pinheiro Machado, em cumprimento à emenda constitucional federal nº 120/2022.

Pinheiro Machado conta com 13 ACS’s e 01 ACE’s que visitam as casas das famílias, no processo de busca ativa e escuta qualificada, com a finalidade de orientar as pessoas, quanto à saúde e prevenção, desempenhando função importante na Política de Atenção Básica, pois são profissionais fundamentais na composição das equipes da Estratégia de Saúde da Família.

O piso, que era de R$ 1.705,00, vai a R$ 2.424,00, o equivalente a dois salários mínimos, sendo retroativo ao mês de maio de 2022.

Os recursos para o aumento serão repassados pelo Governo Federal à administração municipal.

O prefeito Ronaldo Madruga enfatiza que a Lei representa um avanço para a valorização do trabalho dos profissionais.
“É uma forma de trazer mais dignidade e de contribuir para um melhor desenvolvimento do trabalho dos agentes, que são profissionais que estão diariamente junto da população” destaca Ronaldo.