Lançamento oficial da 40ª Feovelha de Pinheiro Machado é realizado na Expointer

Quatro décadas. Essa é a marca que alcançará, em janeiro de 2024, a Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) – uma das feiras de ovinos mais tradicionais do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Na quarta-feira (30), foi realizada a cerimônia oficial de lançamento da 40ª edição da Feovelha. O ato ocorreu no auditório da Farsul, no Parque de Exposições Assis Brasil, durante a Expointer, em Esteio.

Durante a cerimônia oficial de lançamento, Maria Luiza Farias, coordenadora do evento, discursou em nome da organização.

“Falar de Feovelha é falar de uma história construída por muitas mãos, porque são 40 anos de um evento importante e que já atravessou todos os ciclos da ovinocultura. Temos a melhor genética em ovinos e o Parque Charrua sempre foi palco para o lançamento das políticas públicas ligadas ao setor. Destaco ainda as potencialidades da nossa região, como o azeite e a carne de ovelha, e a importância da ovinocultura até mesmo como segurança alimentar para as propriedades, a sustentabilidade e o sequestro de carbono”, pontuou.

Além do presidente da Farsul, Gedeão Pereira, e demais autoridades ligadas ao setor, também acompanharam o ato, representando o prefeito Ronaldo Madruga, o titular da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, Térbio Gallo, o presidente da Câmara de Vereadores, Cássio Garcia, as soberanas da 39ª Feovelha, Adriele Fagundes e Nalanda Peres, além de integrantes da diretoria do Sindicato Rural.

Ao fazer uso da palavra, Térbio Gallo ressaltou estar muito feliz em fazer parte do governo pinheirense e aproveitou para destacar os potenciais de Pinheiro Machado e comentar sobre a busca pelo retorno do Festival Comparsa da Canção para 2024.

“Estou aqui representando o Poder Executivo, em razão do prefeito e vice-prefeito estarem em Brasília buscando recursos para Pinheiro Machado. Tenho muita honra de fazer parte deste governo que trabalha muito. Chego para somar. Parabenizo os representantes do Sindicato Rural que se dedicam há 40 anos, sem receber nada. A administração municipal está em Brasília atrás de recursos para o município, dentre eles para a Comparsa da Canção. Convido a todos para visitar Pinheiro Machado, pois é uma terra nobre com diversas potencialidades”, completou.

Na sequência, um vídeo produzido especialmente para os 40 anos de Feovelha foi apresentado em primeira mão ao público presente.