Inscrições abertas para oficina de lavagem de lã, tingimento, cardagem e feltragem

A Prefeitura de Pinheiro Machado, por meio da Secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, em parceria com a Emater, abre nesta segunda-feira, 26, as inscrições para a oficina de lavagem de lã, tingimento, cardagem e feltragem. A iniciativa busca promover o aprendizado de técnicas artesanais tradicionais e valorizar a cultura local.

As inscrições para a oficina podem ser realizadas na Secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso.

As oficinas serão realizadas em datas específicas: 21/07, 28/07, 04/08 e 11/08, e acontecerão no prédio do CRAS, localizado no prédio da AABB.

Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas de lavagem de lã, um processo fundamental para preparar a matéria-prima. Além disso, serão vistos aspectos relacionados ao tingimento da lã, explorando diferentes cores e tonalidades para criar peças únicas e personalizadas.

A cardagem, outra etapa essencial no processo de produção, será ensinada de forma detalhada, permitindo que os participantes dominem essa técnica fundamental para a obtenção de fios de lã de alta qualidade.

Por fim, a feltragem, uma técnica milenar que transforma a lã em tecidos resistentes e maleáveis, também será abordada na oficina.

“É uma excelente oportunidade para os interessados em aprimorar suas habilidades manuais e explorar os diversos processos envolvidos na produção de peças de lã. Através dessa oficina, buscamos incentivar o desenvolvimento artesanal local, fornecendo conhecimentos valiosos e promovendo a valorização da cultura e do trabalho manual”, destaca a secretária de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, Vivian Alves.