Governo Municipal inicia planejamento para busca e distribuição da Chama Crioula de 2023

Os holofotes estarão direcionados para Pinheiro Machado em 2023

Na terça-feira, 13, o prefeito Ronaldo Madruga juntamente com o vice-prefeito Rogério Gomes de Moura e a diretora de Cultura, Queli da Silva Behenck estiveram reunidos com os organizadores responsáveis pela busca de Chama Crioula para Pinheiro Machado.

Estavam presentes os senhores Jerson Moraes, José Delmar Pinheiro e Neider Batista Pires.

Na oportunidade o governo pinheirense tratou sobre a busca da chama crioula de 2023, a qual Pinheiro Machado receberá, em agosto, no município de Cristal, e após será responsável por distribuir a mesma para os municípios pertencentes a 21ªRT.

O prefeito Ronaldo Madruga acabou informando que conforme havia prometido, foi criada Lei que torna patrimônio Cultural e Imaterial a busca da Chama Crioula.

“Desta forma conseguiremos ter respaldo para dar total apoio aos cavalarianos que participam da busca da chama. Além de disponibilizar um veículo de apoio para os tradicionalistas iremos custear o pagamento dos exames de mormo para os participantes da busca. Os holofotes estarão direcionados para Pinheiro Machado e queremos promover um belíssimo evento para a distribuição da Chama Crioula para a 21ª RT”, explicou o prefeito.

A prefeitura municipal já garantiu que irá custear um show oficial na Semana Farroupilha de 2023, visando homenagear os 70 anos do CCTG e para fortalecer a busca e manter viva a Chama Crioula.

Participante da comitiva da busca da Chama Crioula nos anos de 2021 e 2022, o vice-prefeito e também secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Rogério Gomes de Moura classifica o apoio da prefeitura como de suma importância.

“Além de incentivar a cultura tradicionalista, estaremos também fomentando o comércio local, pois são esperados centenas de cavalarianos em Pinheiro Machado. Assim o comércio será aquecido, principalmente, mercados, agropecuárias, hotéis”, destaca Rogério agradecendo aos integrantes da Busca da Chama e ao vice-patrão do CCTG Lila Alves, Eduardo Ritta Martins, que junto ao Executivo, foram os responsáveis por Pinheiro Machado ser o palco da distribuição das centelhas para a 21ª RT em 2023.