Formação Continuada sobre Inclusão Escolar em Pinheiro Machado

A Prefeitura Municipal através da secretaria de Educação de Pinheiro Machado promoveu uma importante formação continuada com o tema de inclusão escolar, direcionado aos professores dos anos iniciais da rede municipal de ensino.

O evento teve como objetivo aprofundar o conhecimento e as práticas pedagógicas relacionadas à inclusão de alunos com deficiência e necessidades específicas.

A formação foi conduzida pela renomada palestrante Maria Cristina Dorneles, assessora pedagógica da Editora Moderna, especializada em inclusão escolar.

Com sua experiência e expertise, Maria Cristina proporcionou aos professores uma maior compreensão sobre como acolher, adaptar e incluir todos os alunos em sala de aula.

Durante uma formação realizada no período da manhã, os professores dos anos iniciais relacionados à rede municipal de ensino de Pinheiro Machado puderam explorar diversos temas à inclusão escolar. Maria Cristina abordou questões teóricas e práticas, como a importância da diversidade, preferências curriculares, estratégias de ensino diferenciadas e formas de criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os estudantes.

No período da tarde, a formação continuada direcionou-se aos tutores e alunos com deficiência e necessidades específicas, permitindo uma abordagem mais direcionada às suas realidades e desafios específicos. Maria Cristina conseguiu estratégias de apoio individualizado, adaptando as práticas pedagógicas às necessidades de cada aluno e enfatizando a importância da empatia, da valorização das habilidades e da promoção da autonomia.

A participação da palestrante Maria Cristina Dorneles, reconhecida por seu trabalho no campo da inclusão escolar, agregou valor e inspiração aos participantes.

“A formação continuada sobre inclusão escolar em Pinheiro Machado foi um passo significativo para a construção de uma educação inclusiva e igualitária. Ao promover o aprendizado e a troca de experiências, a Secretaria de Educação reforça o compromisso de proporcionar um ambiente educacional inclusivo, onde todos os alunos tenham a oportunidade de desenvolver seu potencial e alcançar o sucesso acadêmico e pessoal”, destaca a secretária de Educação, Jaqueline Castro dos Santos.