Descida do Camaquã terá Gincana Ecológica

A 28ª edição da Descida do Camaquã já tem data marcada e as inscrições já estão abertas. Como tradicionalmente acontece todos os anos, o evento ocorre em janeiro. A novidade para 2023 é a realização de uma Gincana Ecológica, que terá a participação de alunos de Pinheiro Machado.

O evento está marcado para acontecer nos dias 21 e 22 de janeiro. O local de acampamento será na Restinga, na propriedade de Irene Barbosa.

O percurso do primeiro dia será de 22 quilômetros a partir do acampamento até a balsa, na divisa com Santana da Boa Vista. Já no segundo dia a largada será na propriedade de Carlos Aires até o acampamento, com percurso de 13 quilômetros.

Durante a navegação os participantes passarão por pontos de destaque como: Cachoeira do Fervor, Poço do Dourado, Cachoeira do Teté, Poço da Anta e Cachoeira do Diogo, além de paisagens deslumbrantes.

Atração
A Descida do Camaquã também contará neste ano com a Gincana Ecológica. A atividade se dará com a coleta de descartes no leito do rio durante a navegação ou mesmo durante os trajetos por terra.

No rio, será coletado todo material que os próprios remadores usarem, porém, para a gincana valerá o número coletado daquele material que já se encontrava por lá.

O evento como um todo terá o apoio da prefeitura de Pinheiro Machado, inclusive com o prefeito, Ronaldo Costa Madruga, e o vice, Rogério Moura, entre os remadores.

Em uma das reuniões entre as partes surgiu a ideia da 1ª Gincana Ecológica do Camaquã. Os julgadores da Gincana serão muito especiais. São os alunos dos 9º anos das escolas Avelino de Assis Brasil, Dois de Maio e Manoel Lucas Prisco. A gincana conta com premiação de troféu aos três primeiros ganhadores.