Defesa Civil realiza visita técnica em Pinheiro Machado

Na tarde desta segunda-feira, o prefeito Municipal Ronaldo Madruga e o vice-prefeito Rogério Gomes de Moura, que é também coordenador municipal da Defesa Civil, juntamente com o extensionista da Emater, Higor Barcellos, receberam a Coordenadora Regional da Defesa Civil, Major Vanessa Wenitt, para realizar o levantamento e reconhecimento dos pontos afetados com a estiagem no Município.

Na última semana, Pinheiro Machado protocolou Decreto que Situação de Emergência devido à estiagem, o qual busca garantir apoio e recursos dos governos Estadual e Federal.

Até o momento o Município soma mais de R$ 52 milhões em prejuízos, sendo R$ 918 mil (milho), mais de R$ 21 milhões (soja) e mais de R$ 30 milhões (pecuária). Segundo dados levantados pela Corsan, neste período foram registrados 105mm de chuvas, enquanto a média história para o mesmo período é de 227,3mm.

“Já tivemos, em consequência da estiagem, danos humanos, ambientais e prejuízos econômicos e sociais. Em contato com produtores e técnicos, foram confirmadas perdas expressivas em plantações de milho, soja, feijão, além de prejuízos na pecuária, tanto na criação de gado leiteiro como de corte, além de dificuldade no abastecimento humano de água potável”, explica Rogério.

Já o prefeito Ronaldo Madruga destaca que o Município está sempre atento e pronto para buscar recursos. “Trabalhamos dia e noite para garantir que Pinheiro Machado seja contemplado com todos recursos possíveis”, destaca parabenizando o trabalho realizado pelo vice-prefeito e coordenador municipal de defesa civil.