Chegada do Fogo Simbólico da Pátria em Pinheiro Machado

Na tarde desta quarta-feira (23), chegou no município a chama da Pátria, através da 86° Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, conduzida pela Liga da Defesa Nacional, pela Associação dos Veteranos e Amigos da Polícia do (AVEAPE-RS), o Sr. Oscar de Oliveira Ramos Neto, o Sr. Pedro Nicolau da Silva Cabreira e o Sr. João Arthur Bloise.

O evento contou com a apresentação da Fanfarra Municipal do CRAS, Comunidade Vila Umbú, que é comandada pelo instrutor Amaury Júnior.

Todos os anos a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, difunde temas de interesse nacional e da sociedade, uma vez que o fogo também representa o saber e o conhecimento. É de vital importância, pois, resgata o senso cívico e o orgulho de ser brasileiro. O civismo não se restringe apenas a solenidades e saudações de símbolos nacionais, sendo também uma questão de atitude na defesa de valores e práticas, para o bem comum e para a educação.

A cerimônia conduzida pela diretora de Cultura, Queli da Silva Behenck, contou com a presença do prefeito Ronaldo Madruga, do vereador Éliton Rodrigues e do sargento da Brigada Militar, Maicon Madruga, que realizaram o hasteamento das bandeiras no palanque municipal.

O ato solene contou ainda com a presença dos Secretários Municipais; Diretoras e coordenadoras das Escolas do Município; Servidores Municipais e a da comunidade.

SOBRE O FOGO
O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1938, a partir da ideia de um grupo de patriotas do Rio Grande do Sul, que procuravam um símbolo que representasse o ardor cívico do povo brasileiro.

O fogo foi escolhido por ser um elemento cuja descoberta deu início a evolução do homem.

Desde então, todos os anos, por ocasião das comemorações da independência, realiza-se a cerimônia do Fogo Simbólico, como ato de abertura da Semana da Pátria, prestando um culto à Pátria e procurando manter viva no povo brasileiro e, principalmente nos jovens, a chama que alimenta os valores da nacionalidade.