Campanha de Vacinação contra a Influenza (Gripe) 2023 tem início em Pinheiro Machado

Deu início nesta semana a Campanha de Vacinação contra a influenza em Pinheiro Machado. A mesma se estende até o dia 31 de maio.

A vacinação ocorre na secretaria municipal de Saúde, no período da tarde e nos dois períodos nas Unidades Básicas de Saúde.

A vacina é uma medida de prevenção contra a nova cepa da doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

A campanha deste ano não será por etapas, ou seja, todas as pessoas pertencentes aos grupos prioritários poderão ser vacinadas. São elas:
– Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias;
– Gestantes (em qualquer idade gestacional);
– Puérperas (até 45 dias, necessário certidão de nascimento do bebê ou documento do hospital onde ocorreu o parto);
– Povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
– Trabalhadores da saúde (com documento que comprove vínculo na profissão);
– Idosos com 60 anos ou mais de idade;
– Professores das escolas públicas e privadas (com documento que comprove vínculo na profissão);
– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
– Pessoas portadoras de deficiência permanente;
– Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas (com documento que comprove vínculo na profissão);
– Caminhoneiros (com documento que comprove vínculo na profissão);
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso (com documento que comprove vínculo na profissão);
– Trabalhadores portuários (com documento que comprove vínculo na profissão);
– Funcionários do sistema prisional (com documento que comprove vínculo na profissão);
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade cumprindo medidas socioeducativas;
– População privada de liberdade.

No caso dos profissionais de saúde, podem se vacinar todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.

Compreende tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.

Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras).

A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.