Ações da população são importantes para evitar a proliferação do Aedes aegypti

A prefeitura municipal através da secretaria municipal de Saúde alerta à população pinheirense sobre a necessidade de esforços conjuntos de toda a sociedade para combater o mosquito Aedes aegypti, principal vetor dos vírus Dengue, Zika e Chikungunya.

A melhor forma de prevenção é combater os focos de acúmulo de água, que são locais propícios para a criação do mosquito transmissor. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

A dengue é uma doença infecciosa febril, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti infectada. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dor muscular, dores nas articulações, dor atrás dos olhos. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele.

Em caso de dúvidas ou relatar sintomas contate a Vigilância Epidemiológica, pelo (53) 99703-7934 ou a Vigilância Ambiental, pelo (53) 99959-7044 para relatar presença de larvas.

O que fazer para interromper o ciclo de vida do mosquito?
– Revisar a área em torno da residência ou local de trabalho uma vez porsemana, procurando possíveis criadouros e eliminando-os;
– Descartar adequadamente resíduos sólidos inservíveis que possam acumular água (potes, latas, garrafas, pneus, entre outros), destinando à coleta seletiva ou entregando em recicladoras;
– Jogar fora na terra ou em superfície seca a água acumulada dos potes: não jogar a água em outro local com água, pois o ciclo de vida continuará;
– Lavar com esponja, água e sabão, ao menos uma vez por semana, os potes que não podem ser colocados fora;
– Preencher pratos de plantas com terra;
– Garantir que caixas d’água ou cisternas de armazenamento estejam bem fechadas;
– Cobrir possíveis saídas (ladrão) de caixas d’água ou cisternas com tela ou meia de nylon;
– Telar portas e janelas das edificações;
– Usar mosquiteiro, em especial em pessoas acamadas e/ou crianças;
– Utilizar repelentes (individuais ou elétricos);
– Eliminar mosquitos adultos (de dentro de casa ou entorno da residência) utilizando métodos domésticos (raquetes elétricas, inseticidas aerossois para mosquitos, etc).

A Secretaria Estadual da Saúde disponibiliza serviço de atendimento à população para esclarecimento de dúvidas: Disque Vigilância, por meio do telefone 150.

Denúncias de focos de mosquito devem ser realizadas ao órgão municipal competente.

Mais informações sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti e as doenças que ele transmite podem ser conferidas no link https://cevs.rs.gov.br/arboviroses.