Integração entre usuários do Caps e grupos de saúde é apresentada em congresso na Capital

Secretário de Saúde de Pinheiro Machado, Eliton Rodrigues, com a educadora física do NASF, Simone Moreira (Esq.) e a coordenadora de Saúde da Família da Secretaria de Saúde, Janice Morais. Foto: Prefeitura de Pinheiro Machado, divulgação.

O trabalho integrado entre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Pinheiro Machado foi apresentado esta semana na Mostra Estadual de Experiências Exitosas no SUS. A atividade ocorreu em Porto Alegre, entre os dias 8 e 10 de agosto, durante o Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul.

“A integração entre o trabalho do Nasf e do Caps foi uma das 30 iniciativas selecionadas em todo o Estado pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosem/RS). Essa distinção é motivo de muito orgulho para toda a nossa equipe, pois comprova que a integração entre os nossos profissionais e, sobretudo, entre os usuários do Sistema Único de Saúde tem surtido o efeito esperado”, avalia o secretário de Saúde e Ação Social de Pinheiro Machado, Eliton Rodrigues.

De acordo com a enfermeira e coordenadora de Saúde da Família da Secretaria de Saúde, Janice Morais, as atividades físicas e de recreação praticadas pelos usuários do Caps duas vezes por semana são uma alternativa ao tratamento medicamentoso. O trabalho é orientado por uma equipe formada por educadores físicos, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.

“Essas atividades já ocorriam com grupos de hipertensos e diabéticos e passaram a ser feitas também com os usuários do Caps. Procuramos integrá-los o máximo possível, e isso tem dado muito certo”, explica Janice.

O Congresso

O Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul conta com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), do Ministério da Saúde e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS). O evento ocorreu no Centro de Eventos Plaza São Rafael. Com 450 municípios participantes, esta foi a maior edição já realizada.