Visitas do Projeto Atitude iniciam nesta quarta (20), em Pinheiro Machado

As entrevistas ocorrem de quarta-feira a sábado (23), em Pinheiro Machado.

O município de Pinheiro Machado foi selecionado para participar do Projeto Atitude, um estudo desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre/RS, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul e apoio técnico do Ministério da Saúde, através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O projeto visa conhecer os fatores comportamentais associados à continuidade da cadeia de transmissão das IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis, fornecendo informações importantes para o planejamento de ações para o enfrentamento da situação epidemiológica do HIV, sífilis e hepatites virais no Rio Grande do Sul. Será uma fonte importante de informações que poderá ser usada para o direcionamento de políticas públicas e para o controle da epidemia de HIV/AIDS, sífilis e hepatites virais no estado, fortalecendo a vigilância epidemiológica dessas doenças.

O Rio Grande do Sul apresenta um contexto único quanto à epidemia de HIV/AIDS e IST. O estado é a unidade da união com maior prevalência de HIV e Hepatite C. Cabe salientar a existência de um panorama epidemiológico diverso do de outras regiões, com uma maior proporção de mulheres e de indivíduos jovens afetados. Foram selecionados 56 municípios do estado do Rio Grande do Sul, sendo a amostra total 8.232 indivíduos. Os participantes deverão ser maiores de 18 anos, de ambos os sexos.

No município de Pinheiro Machado farão parte do estudo 38 participantes. Os participantes responderão a uma entrevista e também farão uma coleta de sangue em ponta de dedo para fazer os exames de HIV, sífilis e hepatites virais. Os profissionais que farão a coleta de dados estarão devidamente identificados com colete, chapéu e mochila com identidade visual do projeto.