Prefeitura de Pinheiro Machado solicita emendas ao orçamento da União para 2018

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Pinheiro Machado protocolou na última semana, em Brasília, pedidos de emendas ao orçamento da União para 2018. Os pleitos foram entregues pelo vice-prefeito Jackson Cabral, que foi recebido em ministérios e gabinetes de deputados federais.

Aos deputados Afonso Motta (PDT), Pompeo de Mattos (PDT), Yeda Crusius (PSDB), Alceu Moreira (PMDB), Giovani Cherini (PR), Afonso Hamm (PP) e Dionilso Marcon (PT), que possuem relação direta com o município, o vice-prefeito entregou pedidos de emendas parlamentares, prioritariamente, para as áreas de infraestrutura rural e urbana, saúde e educação.

Quadra coberta nas escolas rurais

No Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Cabral pleiteou a manutenção de recursos para a obra de construção de uma quadra esportiva coberta na Escola Ana Tereza da Rosa e para a cobertura da quadra esportiva da Escola São João Batista.

O Governo Federal já havia depositado parte dos recursos na conta do município. No entanto, como as obras não foram iniciadas no tempo hábil, o convênio prevê a devolução do recurso.

“Atualmente há R$ 131.201,38 destinados para a obra da Escola Ana Tereza da Rosa e R$ 46.655,79 para a obra da Escola São João Batista. O prazo para o pedido de prorrogação do convênio expirou na metade de 2016. O que fizemos agora foi uma tentativa de resgatar esses recursos. Os técnicos do FNDE se comprometeram em analisar o nosso pedido de prorrogação e responder oficialmente ao município nos próximos dias”, explica Cabral.

Recursos para o hospital

No Ministério da Saúde, foi solicitada a liberação de R$ 150 mil para o município repassar ao Hospital de Pinheiro Machado. O valor é oriundo de emenda parlamentar indicada pelo deputado Afonso Hamm (PP) no ano de 2016.

A liberação do recurso depende da tramitação de um processo administrativo, que deverá gerar a ordem de pagamento. A Prefeitura solicitou a abertura desse expediente e irá fazer o acompanhamento.

Agenda Conjunta do Cideja

O vice-prefeito também integrou a comitiva do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja).

No Ministério das Cidades, o grupo tratou dos programas Minha Casa, Minha Vida e Avançar Cidades. Projetos de construção de moradias e pavimentação de vias urbanas nos municípios da região estiveram na pauta.

No Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, a comitiva do Cideja debateu com técnicos da pasta a execução de projetos de canalização de água em assentamentos rurais.