Secretaria Municipal da Saúde promoveu conferência sobre a saúde no município

Foto: Marcelo Souto

Na última quinta-feira (21) nas dependências do Clube Social e Esportivo Luz E Ordem, ocorreu a IV Conferência Municipal da Saúde, promovida pela Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado, através da Secretaria de Saúde do município, destinada a sociedade e trabalhadores na área da saúde, que teve como tema “Que saúde temos? Que saúde queremos?”.

Segundo a organização, o evento teve como objetivo fortalecer a participação e o protagonismo da sociedade na política da saúde, com base numa avaliação conjunta entre gestores, sociedade e profissionais da saúde.

A IV Conferência municipal da Saúde contou com a presença da comunidade pinheirense, agentes da área da saúde, de autoridades políticas do município, com o prefeito municipal Felipe da Feira, do vice Ronaldo Madruga e do Secretário Estadual de Saúde, Ciro Simoni.

Em seu discurso, o secretário Ciro Simoni agradeceu as homenagens recebidas – na ocasião o secretário recebeu uma placa em agradecimento aos serviços prestados ao município – e se colocou a disposição da comunidade para receber novos projetos na área da saúde e também parabenizou a Prefeitura pela coragem de ter assumido o Hospital de Pinheiro Machado, através da comissão intervencionista, ocorrida em maio de 2013.

Por sua vez, o prefeito Felipe da Feira agradeceu o secretário pelos mais de R$ 1 milhão que a Prefeitura recebeu do Governo do Estado para a recuperação do hospital municipal. A Prefeitura sempre foi muito bem atendida pelo secretário quando solicitado e que contando com a comunidade o hospital irá se recuperar”, comentou o prefeito em suas considerações.

Também presente na conferência, o vice-prefeito Ronaldo Madruga divulgou ao público presente que recebeu das mãos do Secretário de Saúde, Ciro Simoni, a portaria que autoriza a entrega de R$ 325 mil para a compra de um aparelho de raio X digital e equipamentos para o hospital municipal.

Durante o evento, foram realizadas palestras sobre a saúde, que abordaram os temas atenção primária em saúde, saúde bucal, saúde mental, assistência farmacêutica e vigilância em saúde, além de palestras, apresentação do coral Louis Braille, mesa redonda sobre o sistema de saúde municipal e o plano municipal da saúde, entre outras atividades.

No final do evento, foram oferecidos certificados aos participantes da conferência.