Secretaria de Saúde realiza evento alusivo ao Dia Mundial do Coração

A prefeitura municipal através da secretaria municipal de Saúde promove na próxima sexta-feira, 30, um evento alusivo ao Dia Mundial do Coração em Pinheiro Machado.

O evento será realizado na academia de saúde, ao lado do parque rodoviário, das 8h às 11h30.

A atividade contará com verificação de pressão arterial, glicemia, peso, altura, cálculo do IMC, avaliação multidimensional da pessoa idosa, orientação nutricional, atividade física, vacinação, entre outros e tem como público-alvo a população em geral, com ênfase para diabéticos, hipertensos e idosos.

De acordo com a coordenadora em Atenção Básica, Carolina Aquino Alves Faria, o evento é uma iniciativa que visa conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde do coração.
“Hoje, temos passado bastante tempo curtindo fotos e vídeos nas redes sociais, e acabamos esquecendo de curtir nós mesmos, tendo um momento nosso para cuidar da saúde física e mental. Então, quanto antes forem adotados hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, alimentação balanceada e realização de exames periódicos, menores são as chances de algo grave acontecer”, explica Carolina.

SOBRE O DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO
O Dia Mundial do Coração é comemorado em 29 de setembro. O coração é um dos órgãos vitais do corpo humano, formado por tecido muscular, sendo o responsável por bombear o sangue por todo o corpo.

No Brasil, estima-se que cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular. Além disso, a transição para a terceira idade, que acontece entre os 50 e 70 anos, traz um risco maior para o desenvolvimento dessas doenças.
Grande parte dos problemas são causados pelo acúmulo de gordura, colesterol e outras substâncias na parede dos vasos sanguíneos, conhecido como aterosclerose. Outras doenças cardiovasculares frequentes são o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral (AVC) e a insuficiência cardíaca.