Secretaria de Educação promoveu formação continuada da Busca Ativa Escolar

Na manhã desta sexta-feira, 30, a prefeitura municipal através da secretaria de Educação promoveu uma capacitação continuada da busca ativa escolar em Pinheiro Machado.

Além de profissionais da área da educação, a capacitação contou com a presença de conselheiros tutelares, profissionais da secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso.

A capacitação teve como palestrantes a professora Livia Alves, a assistente social Ivone da Silva Silveira e a professora doutora em educação, Claudia Escalante Medeiros.

A Secretária de Educação Jaqueline Castro dos Santos agradeceu a presença de todos e destacou que o município já está tomando várias iniciativas em relação a Busca Ativa Escolar e que a formação continuada serve para dar um norte de quais ações poderão ser ainda realizadas na cidade.

“Num primeiro momento foi criada uma comissão com profissionais da educação, da assistência social e do conselho tutelar para planejar as ações do Busca ativa e de imediato lançamos nos meios de comunicação um número para denúncias de crianças com idade escolar que estejam ainda fora das escolas. Hoje se tem a busca ativa no município a qual faz a busca de alunos matriculados e não estão indo mais estudar. Agora o foco é naquelas crianças e adolescentes que não estão matriculados. Em parceria com a secretaria de Saúde, estamos cruzando os dados de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos para verificar em que situação os mesmos se encontram”, explicou.

A professora Giovana Petzinger ao fazer uso da palavra, destacou que no seu entendimento o busca ativa era o que estava faltando no município para auxiliar as escolas. “ Ele interliga todas as secretarias e desta forma torna mais fácil e mais favorável para as escolas. Muitas vezes através das escolas se procuram os alunos faltosos e não adianta, mas com a interligação com saúde e assistência social, ninguém se esconde e desta forma fica mais fácil a busca pelos alunos”, ressaltou Giovana.

O prefeito Ronaldo Madruga destacou que a busca ativa é para toda comunidade. “Começamos esse trabalho neste ano com um chamamento com o slogan Criança Amada, Criança na Escola. Estamos buscando investir pesado na educação com compra de novos ônibus, salários em dia, e projetos que atendam nossos alunos. Hoje temos ativo e com muitos adeptos o projeto prato cheio de dias melhores que fornece alimentação para os estudantes. O projeto continuará ativo mesmo no período de férias, assim como as atividades como capoeira e boxe. Também será disponibilizado para os estudantes um curso de noções básicas de informática”, informou.

Por fim o prefeito afirmou que já está em estudo a realização de concurso público para o magistério o qual terá aproximadamente 80 vagas, em virtude do grande déficit de professores no município.
“Queremos com o concurso garantir a continuação dos professores nas escolas e assim fortalecer o vínculo dos professores e alunos. É uma enorme satisfação ver as crianças felizes nas escolas, pois isso mostra que os mesmos estão sendo bem tratados com ensino e alimentação de qualidade”, completou Ronaldo.

A abertura da formação contou com a apresentação artística da estudante Raquel Morais dos Santos, a qual foi muito aplaudida e recebeu um mimo do prefeito Ronaldo Madruga.

Além do prefeito Ronaldo Madruga e da secretária de Educação, Jaqueline Castro dos Santos, a capacitação contou com a presença da secretária de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, Vivian Alves.