Rota de enoturismo é apresentada na região

Foto: Paulo Rossi / DP

Foto: Paulo Rossi / DP

Por Cássia Medronha
Jornal Diário Popular

O Projeto de Vitivinicultura no Arco Fronteira Sul avança mais uma etapa com a apresentação do Diagnóstico Turístico como mais uma estratégia para o desenvolvimento sustentável do enoturismo. A proposta é coordenada pela Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para organizar os Arranjos Produtivos Locais (APLs) das regiões com potencial produtivo.

São 104 cidades envolvidas na rota do Rio grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na região da Campanha gaúcha, os municípios de Hulha Negra e Pinheiro Machado já estão prontos para receber a implantação dos vinhedos, pois já passaram pela etapa de seleção, análise de solo e capacitação para produção de videiras. O próximo passo é aplicação de adubação e mudas, assim que estas sejam entregues.

Nesta etapa, 20 famílias de assentamentos, que tinham a pecuária, a horticultura ou os grãos como prática anterior, foram estimuladas a aproveitar as condições de clima, solo e contexto turístico local para investir em produção de uvas. É papel dos envolvidos no projeto articular o relacionamento do produtor com a indústria de beneficiamento, criando novas oportunidades de negócios para toda a cadeia produtiva.

Os trabalhos iniciaram em outubro do ano passado, envolvendo o corpo técnico da UFPel e universitários em diálogos com a Emater/RS de cada município e prefeituras. Atualmente, 18 vinícolas demonstram interesse em se articular ao projeto, que também contribui para a formalização de pequenos e médios vitivinicultores, gerando aumento do capital local, da produtividade e da comercialização.

A região da Campanha foi uma das primeiras a receber a apresentação do projeto. Em regiões que já estejam encaminhadas com a produção de vinho artesanal, serão trabalhadas a qualificação das agroindústrias e as boas práticas de fabricação. O projeto de vitivinicultura envolve diversos cursos da universidade, desde a Agronomia, até a Química de Alimentos, o Turismo, o Jornalismo, entre outros. Os Roteiros Turísticos serão apresentados amanhã, às 19h, na Agência da Bacia da Lagoa Mirim, rua Lobo da Costa 447, Pelotas.

 

Potencial turístico

Segundo o coordenador-técnico do Projeto de Vitivinicultura, Amauri Barcelos, as regiões de Hulha Negra, Pinheiro Machado e Bagé possuem grande potencial para o enoturismo, além de excelentes condições de clima e solo para o cultivo de vinhedos. A proximidade com o município fronteiriço de Santana do Livramento, que já tem potencial reconhecido, fortalece a rota turística, que pode ser enaltecida pela riqueza gastronômica oriunda das criações de ovinos e do cultivo de oliveiras, já instaladas na região.