Reunião entre Executivo e Emater trata sobre o Programa Bolsa Juventude Rural

Na tarde desta quarta-feira, 22, o vice-prefeito e também secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Rogério Gomes de Moura se reuniu com extensionistas da Emater de Pinheiro Machado e Piratini tratando sobre o Programa Bolsa Juventude Rural.

De acordo com os extensionistas, estudantes do Ensino Médio, entre 15 e 29 anos, interessados em participar do programa Bolsa Juventude Rural, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) podem fazer a sua inscrição até o dia 05 de julho de 2022.

No total, se serão 712 bolsas no valor de R$ 200 mensais cada, por um período de 10 meses, a serem pagas a partir de agosto de 2022, independentemente da data de concessão/contratação. “O programa é de extrema relevância para evitar a evasão escolar do jovem no campo e para dar oportunidade para que ele busque a profissionalização no meio rural”, destacou Rogério.

Das 712 bolsas oferecidas, serão disponibilizadas 282 para alunos regularmente matriculados no 2º ano e 430 para alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio. Maiores informações podem ser obtidas na agência local da Emater, que fica localizada na Rua Dr Barcellos, 777, ou também na prefeitura municipal.

SOBRE O PROGRAMA

O programa Bolsa Juventude Rural tem por finalidade incentivar a permanência e o retorno dos jovens ao ensino médio e de criar condições para a permanência do jovem no meio rural. As bolsas são destinadas a estudantes regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio, em escolas públicas estaduais ou instituições educacionais comunitárias que trabalhem com a Pedagogia da Alternância. Este método propicia a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que vivencia no seu cotidiano.

O edital na íntegra está disponível no site da Seapdr: https://www.agricultura.rs.gov.br/bolsa-juventude-rural