Região se mobiliza por mudanças em trevos de acessos aos municípios

A mobilização iniciada por Candiota e Pinheiro Machado ganhou força na manhã desta segunda-feira, 08, com a chegada de mais dois municípios, Hulha Negra e Piratini, que também buscam por mudanças nos trevos de acessos aos municípios visando acabar com acidentes e consequentemente salvar vidas.

Sendo assim, os quatro municípios unidos buscam chamar a atenção das autoridades federais através de um bloqueio pacífico da BR-293, na próxima sexta-feira, 19.

Na oportunidade as lideranças irão fazer a distribuição de material informativo sobre a manifestação e pedindo também que os motoristas sejam conscientes e reduzam a velocidade ao passar pelos trevos.

O grupo está realizando levantamento contendo todos os documentos que já foram enviados pelos quatro municípios nos últimos anos para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para que seja elaborado um dossiê que será entregue ao Ministério da Infraestrutura.

Segundo informações o custo para mudanças em cada trevo é de R$ 3 milhões. O vereador candiotense Guilherme Barão enfatizou que o foco deve ser os pardais. “Sabemos que para as obras nos trevos terão que ser investidos muitos recursos e, mesmo com toda força política levará muito tempo. Neste momento precisamos forçar a instalação de redutores de velocidades nos trevos”, colocou.

Desta forma, as lideranças buscam, com urgência, a instalação de pardais nos trevos de acessos aos municípios, visando reduzir a velocidade dos veículos.

Ao se manifestar, o vice-prefeito, Rogério Moura, comentou sobre as audiências que teve com o DNIT. “Na oportunidade os técnicos nos falaram que os trevos são arcaicos, mas mesmo assim, eles não resolvem este problema. Estamos perdendo moradores e precisamos dar um basta nessa situação”, destacou.

A mobilização contará com a segurança dos efetivos da PRF e dos comandos da Brigada Militar de Bagé e Pelotas. Segundo informado pela PRF, após as mudanças realizadas nos acessos de Dom Pedrito, o número de acidentes foi zerado.