Publicada no Diário Oficial, confirmação de Escola Cívico Militar em Pinheiro Machado

A Prefeitura de Pinheiro Machado obteve a confirmação por meio de publicação no Diário Oficial do Rio Grande do Sul do termo de adesão e de cooperação, que tem por objetivo a utilização de servidores reservistas das corporações militares estaduais nas funções de Monitor Cívico-Militar, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cívico-Militar Manoel Lucas Prisco.

Em audiência pública realizada no mês de fevereiro, foi apresentada para a comunidade escolar da Escola Manoel Lucas Prisco proposta de implantar uma Escola Cívico Militar na instituição. A ideia foi aprovada por unanimidade.

O Programa Estadual é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação, inspirado no Programa Federal, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e com os municípios, na forma do Termo de Cooperação nº 161/2020, que apresenta um conceito de educação voltado para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, com a participação do corpo docente da escola e apoio com apoio de policiais militares.

A Secretária de Educação, Jaqueline Castro dos Santos falou sobre a importância de implantar esse modelo de escola. “Vai ser muito importante, porque essa é uma escola que está num local de vulnerabilidade e a escola cívico militar vem para resgatar os valores, fazer o resgate cívico, promover o respeito aos professores, porque como foi colocado na audiência, o professor ele é o mestre e tem que ser respeitado”, relatou.

Este é o resultado de um trabalho que o prefeito Ronaldo Madruga, vem buscando desde o ano passado e agora se concretizará. Atualmente a escola Manoel Lucas Prisco possui 300 alunos e o programa contemplará todas as turmas que consistem do 1º ao 9º ano.