Projeto Quintais Orgânicos é aplicado em Pinheiro Machado

Quintais Orgânicos

Quintais Orgânicos

Através de uma Parceria entre Embrapa, Emater e Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado e desenvolvido pelo Departamento de Meio Ambiente, deu início no dia 16 de julho no interior do município o projeto Quintais Orgânicos, que  é desenvolvido desde 2004 pela parceria entre Eletrobrás CGTEE / Embrapa / FAPEG, e privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades rurais, voltado principalmente para pecuaristas e agricultores familiares.

Cada quintal é constituído de 81 mudas de 18 espécies de frutas e algumas espécies nativas escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região, também acompanha o quintal, calcário, Fosfato, Potássio, e aveia para preparo do solo. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, videira, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba e guabiroba. Já foram implantados 1.113 quintais, com mais de 200.000 plantas, sendo 83.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 42.302 beneficiários diretos, em 114 municípios do Sul do Brasil.

Maiores informações na Emater, pelo telefone 3248.15.92 e no Departamento Municipal de Meio Ambiente, através do fone 3248.10.49.