Projeto do SAMU nas escolas é realizado em Pinheiro Machado

Na última semana teve início em Pinheiro Machado o Projeto Samuzinho nas escolas de Pinheiro Machado. A atividade inaugural foi realizada na EMEF Manoel Lucas Prisco e teve como público alvo alunos de 1º ao 9º ano.

O Projeto será desenvolvido em todas escolas da rede municipal de ensino e tem como objetivo desenvolver atividades teóricas, práticas e lúdicas visando promover educação em saúde para estudantes, bem como conscientizá-las quanto aos prejuízos e riscos de brincadeiras como trotes para o Samu.

A enfermeira responsável técnica, Jancice Morais, relata que foram abordados temas como a importância do serviço, a importância de não passar trotes, como acionar o serviço e como proceder em situações de emergência. “Com os anos iniciais trabalhamos de forma lúdica com ajuda do nosso mascote samuzinho”, explicou a enfermeira.

Através do projeto será possível capacitar os professores e funcionários do município a respeito dos primeiros socorros conforme a Lei Lucas.

A LEI LUCAS
Depois que o estudante Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, faleceu após se engasgar durante um passeio promovido pela instituição de ensino em que estudava, em 2017, a lei nº 13.722/2018 foi criada.

Conhecida como Lei Lucas, a medida obriga escolas públicas e privadas da educação básica a capacitar seu quadro de professores e funcionários para prestar primeiros socorros em seus alunos.