Presidente do Fundo Castlepines, investidor da Pellco Brasil, visita Pinheiro Machado

Área de 138 hectares recebeu a visita do Presidente do Fundo Castlepines, David Grose (centro). Foto: Roberto Witter, Conteúdo Agência Multimídia.

O Presidente do Fundo Castlepines, David Grose, e uma comitiva de secretários de Estado, prefeitos e lideranças políticas da região discutiram na noite desta quinta-feira (21/09) a construção de uma fábrica de pellets da Pellco Brasil em Pinheiro Machado. O investimento está orçado em R$ 1 bilhão.

O empresário paulista Luiz Eduardo Batalha, que desde 2015 produz o azeite de oliva Batalha no município e agora capitaneia o novo projeto, recebeu o grupo para um jantar na Fazenda Guarda Velha. Os secretários de governo Fábio Branco (Casa Civil), Ernani Polo (Agricultura) e Pedro Westphalen (Transportes) integraram a comitiva.

O Fundo Castlepines, que tem sede em Londres, é o maior investidor da Pellco Brasil. Em uma área de 138 hectares no município deverá ser erguida uma usina com capacidade para produzir 900 mil toneladas de Pellets por ano, com potencial para dobrar a produção nos anos seguintes. O local foi visitado no fim da tarde por Grose, pelo filho de Batalha, Guilherme Batalha, e pelo prefeito de Pinheiro Machado, José Antônio Duarte (PDT).

O Pellet, produto obtido a partir do processamento de madeira de florestamento, será exportado para países como Japão e Estados Unidos, para ser queimado em caldeiras de usinas.

O subproduto gerado, como galhos e tocos, será processado em uma termelétrica construída na mesma planta, capaz de gerar 50 megawatts de energia por ano, sendo 32 megawatts para alimentar o funcionamento da indústria e o restante distribuído na rede para ser comercializado pelas companhias de energia elétrica.

A construção do empreendimento deverá levar cerca de dois anos e está em fase de licenciamento ambiental.