Prefeitura encaminha Projeto de Lei visando instalação de Universidade Aberta do Brasil – UAB em Pinheiro Machado

A prefeitura municipal encaminhou nesta semana Projeto de Lei para à Câmara Municipal visando a oferta de cursos na modalidade à distância, bem como sobre a implantação do polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil – UAB, em Pinheiro Machado. Desta forma, se aprovado, Pinheiro Machado voltará a ofertar cursos superiores. O polo funcionará na escola municipal Manoel Lucas Prisco e a professora Ana Luísa Fernandes será a coordenadora da instituição no Município.

Ressalta-se que desde 2021 o governo municipal vem atuando muito forte para viabilizar este acesso à comunidade. “Somente propiciando uma educação de qualidade para a nossa população é que conseguiremos alcançar cada vez mais um melhor desenvolvimento do nosso país. Todos sabem as dificuldades que os munícipes enfrentam para ter acesso a um curso superior, sendo que agora surge a oportunidade da educação à distância através da Universidade Aberta do Brasil, com cursos totalmente gratuitos e de alta qualidade, sem precisar se deslocar de nossa cidade. Trata-se realmente de um grande benefício para a nossa comunidade”, explica o prefeito do município, Ronaldo Madruga.

Para a chefe de Gabinete Lóren Pinto Ferreira, a instalação do polo possibilitará aos pinheirenses e às pessoas das cidades vizinhas o acesso ao ensino superior gratuito. “A instalação de um polo da Universidade Aberta do Brasil em nosso município é uma enorme conquista, pois ela possibilitará aos pinheirenses e, também, às pessoas das cidades vizinhas o acesso ao ensino superior gratuito por intermédio de renomadas instituições federais, o que já garante a qualidade do ensino que colocaremos à disposição da nossa comunidade”, comemorou Lóren.

A chefe de Gabinte pontuou ainda que, com a vinda do polo para o Município, será permitido que todos os interessados possam cursar uma Graduação ou uma Pós-Graduação, pois são excluídos os custos com o próprio curso e os com o transporte, que se não forem eliminados, pelo menos, serão reduzidos.

“As Instituições que já se disponibilizaram a oferecer cursos para o nosso polo são das mais qualificadas na região e já temos a previsão de cursos na área de Educação e de Gestão. Estamos muito felizes com a aprovação do nosso polo porque temos plena consciência que só a educação pode gerar melhores oportunidades para a comunidade e, por isso, estamos sempre em busca de novos projetos educacionais”, completou.

Importante destacar que na região, Hulha Negra já possui uma unidade desde 2007 e Candiota está pleiteando também um polo. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), o Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul) de Pelotas e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), serão parceiras do futuro polo pinheirense.

A ideia é a FURG ofereça o curso de Pedagogia no primeiro semestre do ano que vem em Pinheiro Machado.

O que é a UAB

O sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa articulador entre governo federal e entes federativos que apoia instituições públicas de ensino superior (IPES) a oferecerem cursos de nível superior e de pós-graduação por meio do uso da modalidade de educação a distância (EAD).

O sistema foi criado em 2005 e instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País, sendo gerenciado pela Capes.

Tem como proposta formar gestores, professores e profissionais da educação em temas e conteúdos que perpassam a educação, tais como diversidade, gestão, direitos humanos, educação inclusiva, educação ambiental, saúde e escola, dentre outros.

É um sistema que contribui para universalização da educação, acesso ao ensino superior, formação e requalificação de professores, através da interiorização do ensino. O primeiro edital de chamada pública para seleção de polos superiores de apoio da UAB foi publicado em 2005 e muitos desses polos começaram a ser instalados no ano de 2007.