Prefeitura de Pinheiro Machado retoma estudos para implantação da equoterapia no Município
Na última segunda-feira, dia 16, a Vice-Prefeita Laura Ratto, que também responde pela Secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, reuniu-se junto ao Secretário de Saúde, Felipe Lima, com o Dr. Victor Edegar Pitzer Neto e a Psicóloga Daniela Marinho Sousa, membros da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL), para retomar as discussões e estudos sobre a viabilidade de implantação de um serviço de equoterapia em Pinheiro Machado.
“A inclusão e o cuidado são princípios que fazem parte da nossa gestão. Estamos trabalhando com seriedade para oferecer atendimentos que realmente transformem a vida das pessoas. E a equoterapia é uma dessas possibilidades, que une saúde e assistência e que impacta principalmente as crianças atípicas de Pinheiro Machado”, afirmou a Vice-Prefeita.
O projeto está ainda em fase de estudo técnico, considerando os recursos e a estrutura necessária, bem como a forma adequada de contratualização para efetivar o serviço com equipe especializada. Para o Secretário da Saúde, este avanço virá para ampliar a rede de cuidados e garantir mais qualidade de vida. “Temos um trabalho muito importante já realizado pelo Instituto Germinar e a equoterapia surge como uma forma de complementar esse trabalho, oferecendo uma abordagem terapêutica que contribui para avanços motores, cognitivos e emocionais”, destacou.
A equoterapia é um método terapêutico, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde e educação, capaz de promover ganhos no desenvolvimento físico, psíquico e social.