Pré-inscrições para Educação Infantil e 1º Ano do Fundamental estarão abertas a partir desta sexta-feira, 30

A Prefeitura Municipal de Pinheiro lançou, na terça-feira, 27, o Edital nº 23/2020, já retificado nesta quarta, informando as datas em que estarão abertas as pré-inscrições para vagas nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, referentes à Educação Infantil (berçário, maternal e pré-escolar) e 1º Ano do Ensino Fundamental. A novidade é que neste ano, devido principalmente à pandemia, as pré-inscrições serão realizadas somente online, através do preenchimento de formulário eletrônico.

As pré-inscrições serão exclusivamente pela Internet e estarão disponíveis no site da Prefeitura a partir das 9h00 da próxima sexta-feira, dia 30/10. Para aqueles que não possuem acesso à Internet, será disponibilizado um computador na Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto – SMEC, a partir do mesmo horário, 9h, com auxílio de um funcionário.

A intenção é evitar ao máximo a formação de filas e aglomerações, pois NÃO É OBRIGATÓRIO o comparecimento na SMEC, sendo que os interessados poderão se inscrever de casa utilizando computador ou até mesmo o celular, e sem nenhuma necessidade de haver exposição às intempéries do clima e minimizando os riscos de contágio pelo novo coronavírus, à medida que não é necessário se deslocar até a Secretaria.

A recomendação é para que as pessoas somente procurem a ajuda oferecida na SMEC se de fato não disporem de qualquer acesso à Internet. A expectativa é de que o formato se consolide para os próximos anos a partir de agora, evitando que se repitam as dificuldades enfrentadas antes, como a formação de enormes filas de espera em frente à Secretaria já desde o dia anterior.

Após a abertura, as pré-inscrições ficarão disponíveis online 24 horas por dia, a qualquer momento, e poderão ser realizadas até às 23h59 do domingo, dia 08/11. Mas é importante lembrar que a pré-inscrição não é garantia de vaga na escola escolhida, pois será necessário (e obrigatório) realizar a matrícula da criança conforme Edital que será divulgado futuramente.

Na Educação Infantil, serão disponibilizadas vagas conforme quadro demonstrativo para as Escolas Pinheirinho e Tânia Cardoso, nas turmas de berçário (I e II), maternal (I e II) e pré-escolar (I e II). Já para o 1º Ano do Fundamental, serão disponibilizadas 22 vagas em cada Escola Municipal, entre Avelino de Assis Brasil, Dois de Maio e Manoel Lucas Prisco, no total de 66 vagas. O excedente ficará como cadastro reserva.

Procedimento para as Inscrições

Para se inscrever, os pais ou responsáveis deverão preencher as suas informações e as da criança na Ficha Online de Pré-Inscrição, assinalar sua concordância com os termos do Edital e marcar as declarações exigidas. Em seguida, após digitar as informações solicitadas, deverá anexar foto ou arquivo digital (PDF, entre outros) da Certidão de Nascimento da criança, único documento exigido neste ato. É necessário que os responsáveis pela pré-inscrição constem na Certidão de Nascimento ou no Termo de Guarda. A etapa final consiste na seleção da escola desejada.

Para que o usuário acesse o formulário e faça a anexação dos arquivos, é requisito possuir um endereço de e-mail do Google, mas durante a pré-inscrição poderá ser informado o endereço de e-mail que o usuário utiliza com mais frequência. É importante que o endereço de e-mail informado seja válido e que o usuário tenha acesso à sua conta, pois é através deste e-mail que será enviada a confirmação de recebimento da inscrição, em até 48 horas após o envio.

Criando uma conta no Google

Caso o interessado não possua ainda uma conta Google, poderá criar uma gratuitamente através da página principal do site: https://www.google.com.br/ No canto superior direito, ao clicar no botão “Fazer login”, abrirá uma tela solicitando a digitação do e-mail e senha. No entanto, mais abaixo nessa mesma tela haverá a opção “Criar conta”, basta clicar e seguir as orientações na tela. A maioria dos usuários já possui uma conta registrada em seus dispositivos móveis, por exemplo, e não será preciso criar uma nova, bastando clicar no link de inscrição.

Preenchendo o Formulário Online

O preenchimento da Pré-Inscrição Online é bastante simplificado e intuitivo, sendo realizado em quatro etapas. Pode ser realizado por meio do próprio celular ou então utilizando um computador ou notebook. Na Etapa 1, deverá ser preenchido e confirmado o endereço de e-mail, e deverão ser marcadas as três opções referentes às declarações de concordância.

Na Etapa 2, deverão ser preenchidas as informações da criança e dos pais ou responsáveis, principalmente: o nome completo, data de nascimento, sexo, se é Portador de Necessidades Especiais (PNE), endereço completo e telefone de contato, inclusive de WhatsApp, quando for o caso.

Na Etapa 3 deve ser feita a anexação da foto ou arquivo contendo a Certidão de Nascimento da criança.

Por último, na Etapa 4, é necessário assinalar para qual área está sendo realizada a pré-inscrição. Para a Educação Infantil, basta indicar a escola de sua preferência, a outra ficará automaticamente como segunda opção. Para o Ensino Fundamental, é necessário indicar a primeira e segunda opções, a escola remanescente ficará como terceira opção automaticamente. Lembrando que a indicação da preferência não é garantia da vaga desejada e servirá apenas para finalidade de classificação.

Cronograma de Andamento

Após o envio do formulário, em até 48 horas o interessado terá a confirmação de que sua inscrição foi recebida através do e-mail informado. Conforme o Cronograma, a classificação será feita na semana seguinte ao encerramento, a partir do dia 09/11.