Pós-graduação em Gestão Pública será ofertada para servidores públicos em Pinheiro Machado

Na tarde de terça-feira, 29, a chefe de Gabinete Lóren Pinto Ferreira junto à coordenadora da Universidade Aberta do Brasil – UAB, Polo Pinheiro Machado, Ana Luisa Amaro Fernandes estiveram na Câmara de Vereadores para debater com os parlamentares e servidores da casa sobre a oferta de cursos que serão abertos em Pinheiro Machado.

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul) de Pelotas e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), serão parceiras do futuro polo pinheirense.

Importante lembrar que algumas destas instituições já acenaram o interesse em ofertar cursos para o polo de Pinheiro Machado ou até mesmo já confirmaram a oferta, e que outras instituições poderão ofertar cursos no futuro.

Na oportunidade Lóren ainda informou que inicialmente serão ofertados dois cursos de graduação, sendo Letras e Pedagogia e também cursos de pós-graduação. Importante destacar que os cursos são gratuitos.

Lóren explicou que o governo municipal optou neste momento por dois cursos na área da educação em razão de haver demanda no mercado de trabalho e porque o município já possui a infraestrutura necessária para esses cursos.

“Iremos dar ampla divulgação no período de inscrições e também dos requisitos necessários para ingresso nos cursos. Fizemos uma pesquisa inicial com a comunidade através das redes sociais e o resultado foi muito positivo”, colocou.

Ana Luisa lembrou que com a UAB em Pinheiro Machado, muitos pinheirenses terão a oportunidade de realizar curso superior de forma gratuita. “A universidade em Pinheiro Machado garante que os pinheirenses cursem ensino superior, sem precisar arcar com despesas de transporte. No futuro poderão ser ofertados outros cursos como por exemplo matemática, educação física, entre outros”, ressaltou a coordenadora.

Aproveitando o encontro, foi informado que a primeira turma de pós-graduação em Gestão Pública será ofertada para servidores públicos ativos ou inativos de qualquer esfera (federal, estadual ou municipal).

“A pós-graduação se dará através da FURG, que sugeriu que a primeira turma fosse ofertada para os agentes públicos e servidores municipais que já possuem graduação, pois, todo conhecimento adquirido no curso poderá ser colocado em prática imediatamente beneficiando a comunidade pinheirense”, completou Lóren.