Polo UAB realiza aula inaugural da especialização em atendimento educacional especializado

O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Pinheiro Machado realizou, na sexta-feira, 13 de março, a aula inaugural da Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Durante a atividade também ocorreu a confirmação das matrículas dos estudantes selecionados, etapa obrigatória para efetivação e início das atividades do curso.
A especialização é ofertada na modalidade de ensino a distância, com atividades presenciais realizadas no polo local. O objetivo é capacitar professores e licenciados para atuação na Educação Especial, fortalecendo práticas pedagógicas inclusivas e alinhadas aos direitos das pessoas com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas.
O curso possui carga horária total de 480 horas, distribuídas ao longo de três semestres letivos. A formação inclui videoaulas, fóruns de discussão, webconferências, atividades reflexivas e acompanhamento de tutores e professores formadores, sendo concluída com a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado à intervenção pedagógica no campo do Atendimento Educacional Especializado.
De acordo com a coordenadora do Polo UAB de Pinheiro Machado, professora Ana Luísa, a aula inaugural foi um momento importante de acolhimento e orientação aos estudantes.
“A atividade possibilitou apresentar a estrutura do curso, esclarecer o funcionamento da modalidade a distância e orientar os alunos sobre a organização das atividades acadêmicas ao longo da especialização. Trata-se de uma formação relevante para qualificar a atuação docente e fortalecer as práticas de inclusão no ambiente escolar”, destacou.