Pinheiro Machado vira referência em gestão fiscal ao alcançar CAPAG A+

Nesta semana, o prefeito Ronaldo Madruga e a vice-prefeita Laura Ratto, em Brasília (DF), receberam oficialmente a informação de que Pinheiro Machado obteve a nota A+ na CAPAG — Capacidade de Pagamento — avaliação concedida pelo Tesouro Nacional. O município sai de um cenário de alto comprometimento financeiro (nota D, em 2021) para alcançar a classificação máxima, que atesta o equilíbrio fiscal e a boa gestão das contas públicas.

A nota CAPAG é composta por três indicadores principais: Endividamento, Poupança Corrente e Índice de Liquidez. Pinheiro Machado obteve conceito A em todos os critérios, com destaque para a poupança corrente, que alcançou 81,97%, e para o índice de endividamento, mantido em 42,02%, dentro de parâmetros sustentáveis. Esses dados posicionam o município entre os mais bem avaliados do país no que se refere à responsabilidade fiscal.

“Assumimos a gestão com a nota D. Esse era o retrato das finanças do município. Trabalhamos com planejamento, responsabilidade e foco em resultados. A nota A+ é um reconhecimento técnico do Tesouro Nacional que nos permite, a partir de agora, buscar financiamentos com aval da União, com juros mais baixos e mais oportunidades de investimento direto para melhorar a vida das pessoas”, destaca o prefeito Ronaldo Madruga.

A CAPAG é utilizada pelo governo federal para aferir a saúde fiscal de estados e municípios, servindo como referência para operações de crédito. Com a nova classificação, Pinheiro Machado se habilita para captar recursos junto a instituições financeiras públicas e privadas com mais segurança jurídica e financeira, ampliando sua capacidade de investimento em áreas prioritárias como infraestrutura, educação, saúde e desenvolvimento urbano.

O prefeito reforça ainda que o resultado é fruto de uma gestão comprometida com o controle dos gastos e a valorização do serviço público. “Essa nota representa a credibilidade reconquistada. Significa que estamos cumprindo com nossas obrigações, pagando em dia, e ao mesmo tempo construindo as bases para um futuro com mais investimentos e qualidade de vida para a população”, comemora o gestor.