Pinheiro Machado terá Escola Cívico Militar

Na última quinta-feira, 03 de fevereiro, aconteceu uma Audiência Pública para apresentar à comunidade escolar da Escola Manoel Lucas Prisco a proposta de implantar uma Escola Cívico Militar na instituição. A ideia foi aprovada por unanimidade, o que é de suma importância para a prefeitura dar continuidade nos trâmites legais no Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares.

O Programa Estadual é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação, inspirado no Programa Federal, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e com os municípios, na forma do Termo de Cooperação nº 161/2020, que apresenta um conceito de educação voltado para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, com a participação do corpo docente da escola e apoio com apoio de policiais militares.

De acordo com a Secretária de Educação, Jaqueline Castro dos Santos, já foi enviada toda a documentação exigida pela Secretaria de Educação do Estado. “A previsão é que o município realize a transição em abril, até lá o ano letivo começará de forma normal”, relatou.

Jaqueline falou também sobre a importância de implantar esse modelo de escola. “Vai ser muito importante, porque essa é uma escola que está num local de vulnerabilidade e a escola cívico militar vem para resgatar os valores, fazer o resgate cívico, promover o respeito aos professores, porque como foi colocado na audiência, o professor ele é o mestre e tem que ser respeitado”, relatou. Além disso, ela enfatizou que a escola será modelo na região, por ser pioneira.

O prefeito interino, Rogério Gomes de Moura, explicou que para o município implantar a escola no modelo cívico militar, o município custeará os uniformes, bem como os dois monitores (policiais militares) necessários. “Dentre outras ações que iremos tomar para diminuir o déficit com a aprendizagem, a escola Cívico Militar será uma alternativa”, informou Moura.

Este é o resultado de um trabalho que o prefeito Ronaldo Madruga, vinha buscando desde o ano passado e agora se concretizará. Atualmente a escola Manoel Lucas Prisco possui 300 alunos e o programa contemplará todas as turmas que consistem do 1º ao 9º ano.