Pinheiro Machado é uma das 2.542 cidades que integram o Mapa do Turismo 2022

Novo Mapa do Turismo Brasileiro registra 2.542 cidades de 322 regiões turísticas

Segundo informou a Associação Pampa Gaúcho de Turismo (APATUR), o Mapa do Turismo 2022 foi ampliado na região do Pampa Gaúcho. Pinheiro Machado integra o grupo de municípios que tiveram seus cadastros renovados até março de 2023.

“O papel dos interlocutores municipais foi de extrema importância e oportunizou a ampliação de sete para nove municípios”, assinalou a direção da Apatur.

Responsável pela regularização de Pinheiro Machado no Mapa, o diretor de Indústria Comércio e Turismo, Olício Silveira Lopes explicou a importância do Município estar regularizado. “Com o Município dentro do Mapa do Turismo, podemos ser beneficiados diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local. Estamos trabalhando para fazer turismo em Pinheiro Machado e queremos investir nos pontos turísticos como em Torrinhas, Porongos, 4ª zona”, destaca Olício.

MAPA DO TURISMO 2022

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.