Pinheiro Machado é o único município do RS a se habilitar no Programa Alimenta Brasil Nacional

Foi publicado hoje no Diário Oficial da União a lista dos municípios que tiveram a adesão ao Programa Alimenta Brasil Nacional confirmada. O único município do Rio Grande do Sul a ser contemplado é Pinheiro Machado e receberá o valor de R$ 200 mil.

A Secretária de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, Vivian Alves, relembra a trajetória para esta conquista: “Primeiro fomos até a Expodireto para tratar sobre o projeto, logo após fomos a Porto Alegre para protocolarmos o documento inicial e posteriormente em Brasília e agora recebemos esse retorno que nos deixa muito feliz”, falou.

O prefeito Ronaldo Madruga relembrou também que este resultado contou com o esforço e dedicação da equipe de trabalho, mas também com especial articulação do Deputado Afonso Hamm para liberação do recurso.

O início da operação de aquisição de alimentos está condicionado à aprovação pela Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva da proposta de participação registrada pelo ente no SISPAA ou sistema que venha a substituí-lo, conforme previsto no plano operacional, e à emissão dos cartões bancários de cada beneficiário fornecedor.

Sobre o programa:
O Alimenta Brasil é o novo programa de aquisição de alimentos do Governo Federal, que tem como finalidade ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares. Por meio de dispensa de licitação, o poder público compra alimentos produzidos por esses agricultores e os destina a famílias em situação de insegurança alimentar, rede socioassistencial, escolas públicas e unidades de saúde.