Pinheiro Machado conhece vencedores do Desfile de 20 de Setembro

Fotos: Roberto Witter, Conteúdo Agência Multimídia

Tradicionalistas de Pinheiro Machado conheceram durante a noite os vencedores dos troféus oferecidos pela Prefeitura, CCTG Lila Alves e Câmara de Vereadores aos cinco piquetes que apresentaram tema no Desfile de 20 de Setembro. Cerca de 500 cavalarianos, de 16 piquetes, participaram das comemorações, que ocorreram durante a manhã, na Praça Central.

O Piquete do Xirú foi o vencedor do Troféu Lanceiros Negros, que é oferecido pela Prefeitura e tem eleição por meio de voto popular. As mulheres foram o tema central do desfile da agremiação. Cabo Toco, que ingressou na Brigada Militar em 1923 e foi a primeira mulher a integrar as fileiras da corporação, recebeu destaque especial. O instinto materno e o culto à religião também foram abordados.

Redomão foi o vencedor do troféu oferecido pelo CCTG Lila Alves

Na premiação oferecida pelo CCTG Lila Alves, o Piquete Redomão ficou com o 1º lugar. O grupo mostrou ao público a história das marcações e boladas em potros. Os integrantes reproduziram, ainda, as diferentes formas de tiro de laço, levando novilhos à Praça Central.

O Piquete À Moda Antiga, que pela primeira vez apresentou tema em seus desfiles, ficou com o segundo lugar. O grupo falou sobre as comparsas à martelo, retratadas como a verdadeira esquila das Cacimbinhas. A ovelha, um dos símbolos do município, foi o grande destaque.

O terceiro lugar ficou com o Piquete do Pago, que buscou reforçar a importância da tolerância religiosa, destacando a umbanda. O Piquete do Xirú ficou com o terceiro lugar e o Piquete Guardiões da Olaria recebeu o troféu de melhor piquete sem tema.

Piquete À Moda Antiga recebe troféu da Câmara de Vereadores

Na premiação oferecida pela Câmara de Vereadores, o Piquete À Moda Antiga foi o grande vencedor. O Piquete Redomão ficou na segunda colocação, com o Piquete do Xirú em terceiro.

A organização do desfile em Pinheiro Machado foi do CCTG Lila Alves. A Prefeitura forneceu toda a infraestrutura da festa, inclusive com distribuição de erva-mate e água quente, em parceria com a Erva-Mate Taquapy e o Grupo Semil.

Também desfilaram os piquetes Rafael Pinto Bandeira, Tradição, Curral de Pedras, Alma Crioula, Guardiões da Olaria, Alma de Potro, Tropeiros de Cacimbinhas, Palanque da Tradição, Piquete dos Farias, Herança do Passado, Lila Alves e o Piquete Pampa e Fronteira.

Troféu Lanceiros Negros (Prefeitura de Pinheiro Machado)
Piquete do Xirú, eleito por meio do voto popular.

CCTG Lila Alves
1º lugar: Piquete Redomão