Pinheiro Machado busca mais de meio milhão de reais através de decreto de Situação de Emergência em razão das chuvas

Na terça-feira, 20 de setembro, Pinheiro Machado teve seu Decreto de Situação de Emergência em razão das chuvas intensas reconhecido pelo Governo Federal.

Na semana passada, o decreto foi homologado pelo Governo do Rio Grande do Sul.

Pinheiro Machado busca receber mais de meio milhão de reais para melhorias em pontes, compra de bueiros, recuperação de vias e estradas vicinais, as quais foram danificadas pela grande precipitação pluviométrica ocorrida nos meses de maio e junho e agravada na primeira quinzena do mês de julho, onde a média de chuva foi o dobro, quando comparada com anos anteriores no mesmo período.

Recentemente o Município de Pinheiro Machado teve outro decreto de situação de emergência em razão das secas homologado pelo Governo Estadual e reconhecido pelo Governo Federal onde conquistou mais de 50 toneladas de alimentos.

O prefeito Ronaldo Madruga enfatiza que agora o Município se habilita a buscar recursos de forma emergencial. “Parabenizo o trabalho do vice-prefeito e coordenador municipal da Defesa Civil, Rogério Moura que se dedicou incansavelmente para que o decreto fosse homologado na esfera estadual e reconhecido na esfera federal. Isso nos habilita a buscar recursos de forma emergencial para combater os efeitos das chuvas excessivas em Pinheiro Machado”, enfatiza.

De acordo com o vice-prefeito e também coordenador da Defesa Civil, Rogério Gomes de Moura a notícia é vista como uma nova conquista para o Município.

“Sempre que há possibilidade de buscar recursos, estamos atentos e encaminhando toda documentação necessária. Deixamos de ser os últimos sempre, por exemplo, a decretar situação de emergência. Com relação às secas garantimos mais de 2 mil cestas básicas para distribuir para nossa população. A homologação estadual e reconhecimento por parte da União nos possibilita a busca de recursos para recuperar pontos de alagamentos na zona urbana, assim como recuperar pontes e estradas vicinais. Muitos locais haviam recebido melhorias e devido ao grande volume de chuvas acabaram sofrendo prejuízos”, completa Rogério.