Pinheirenses participam do 1º Seminário de Políticas para Mulheres e Meninas da Rede Sul

No sábado, 03, foi realizado o 1º Seminário Regional de Políticas para Mulheres e Meninas do Rio Grande do Sul. O evento faz parte da campanha dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres e meninas e é promovido pela Rede Sul, que trabalha a garantia de direitos deste público. As atividades ocorreram no Auditório Dom Antônio Zattera, da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).

Entre os eixos temáticos estavam Prevenção e enfrentamento às violências de gênero e raça, Saúde integral das mulheres e meninas, Trabalho: geração de renda e autonomia, Participação nos espaços de decisão e poder e Educação inclusiva e antirracista para a igualdade e diversidade.

Após as apresentações iniciais, houve o debate sobre o Feminismo e Educação apresentado por Adriana Lessa. “Foram apresentadas as principais demandas da região, as quais serão encaminhadas aos Poderes Legislativo e Executivo do Estado através da Rede de Proteção. Desta forma as conquistas serão para toda região”, explica a Assistente Social, Juacema Costa, participante e palestrante do evento.

O município de Pinheiro Machado foi representado por 25 mulheres, tendo a maior delegação de participantes no evento.

“Gostaríamos de agradecer ao apoio do Município, através da secretaria de Educação, que conseguiu um ônibus para levar gratuitamente as mulheres pinheirenses. Estamos extremamente felizes em participar e construir juntas políticas para as mulheres. Foi um seminário que trouxe esclarecimentos e conhecimentos, os quais são a base de tudo. Pessoalmente gosto muito desta pauta, sendo uma luta minha desde sempre”, destaca Juacema.