Pagamento antecipado do IPTU já pode ser feito através do site da Prefeitura Municipal

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Fazenda, informa que as guias para pagamento do IPTU 2021 já podem ser emitidas através do site da Prefeitura. A cota única com desconto de 10% pode ser paga até o dia 30 de março de 2021. No entanto, para ter direito ao desconto na cota única, o imóvel não pode ter dívidas relativas aos últimos 5 anos, que não estivessem quitadas até a data de 29 de janeiro de 2021. Já quem optar pelo pagamento parcelado, sem desconto, deverá quitar a primeira parcela de um total de seis até o dia 30 de março de 2021.

Para gerar a guia, acesse o endereço http://www.pinheiromachado.rs.gov.br/ e entre no Portal do Cidadão. É necessário ter o número do cadastro do imóvel, e não é preciso digitar o número zero do final. Caso o contribuinte não tenha o número do cadastro do imóvel, basta entrar em contato pelos meios citados abaixo, informando o número do CPF, nome do proprietário ou endereço do imóvel.
A qualquer momento é possível gerar através do site a guia com o valor integral ou parcelado, e o pagamento da cota única ou da primeira parcela pode ser feito até o dia 30 de março de 2021. Caso opte pelo pagamento parcelado, as outras parcelas podem ser pagas até as datas previstas na Lei Municipal nº 4320/2018. O seu IPTU 2021 deve ser pago nas agências bancárias ou nas lotéricas da Caixa Econômica Federal.

Devido à pandemia de coronavírus, a Prefeitura está evitando ao máximo o atendimento presencial. Aos contribuintes que tiverem dúvidas, recomendamos fazer contato pelo e-mail fazenda@pinheiromachado.rs.gov.br ou pelo telefone (53) 3248 3555 (das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 16:30), com as dúvidas e o número do cadastro do imóvel. Se necessário, poderá ser agendado atendimento presencial. Os mesmos meios de contato podem ser utilizados para regularização de débitos de outros anos.

Outra novidade: A Prefeitura está realizando os trâmites burocráticos para oferecer a opção de pagamento via cartão de débito, que estará, em breve, disponível presencialmente na Secretaria Municipal da Fazenda, mediante apresentação do cartão e documento de identificação.

Informamos também que os carnês impressos só estarão disponíveis na Secretaria Municipal da Fazenda a partir do dia 10 de março de 2021. Antes desta data, o pagamento só é possível ao emitir a guia através do site.

Passo a Passo para emitir a guia de pagamento pelo site oficial do município:

• Acessar o site http://www.pinheiromachado.rs.gov.br/cidadao/
  • Clicar em: “Acessar Portal do Cidadão”
  • Na próxima tela, clicar em: “Segunda Via”
  • Preencher os campos solicitados:
    Tipo de cadastro: Imobiliário
    Nº do cadastro: número que consta nos carnês, sem o número zero do final
    Tipo: Cota Única ou Parcelado
    Ano do Débito: 2021

É necessário ter instalado aplicativo leitor de arquivos PDF.