Oficinas do CRAS fortalecem habilidades artesanais e o fortalecimento de vínculos sociais em Pinheiro Machado

A prefeitura Municipal através da secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso promove inúmeras atividades destinadas ao público assistido. Entre elas, oficinas de artesanato ministradas pela artesã Eliana Messa Valério.

O objetivo é trabalhar a convivência e o fortalecimento de vínculos sociais, resgatar a autoestima, auxiliar no desenvolvimento do interesse em aprimorar os conhecimentos e oportunizar possibilidades de descobrir habilidades profissionais e com isso possibilitar a inserção no mercado de trabalho.

A artesã e oficineira do CRAS, Eliana Messa Valério comenta que além de trabalhar atividades manuais, as oficinas possuem a finalidade de acolher os participantes, desenvolver a inclusão social e fortalecer vínculos familiares e comunitários.

“Durante as oficinas os participantes podem aprender, conversar, trocar experiências e fazer novas amizades através da convivência com os demais. As oficinais possuem caráter terapêutico e humanizado, as quais são acompanhadas pelas assistentes sociais do Município”, destaca Eliana.

Ela conta ainda que atualmente há dois grupos na sede do Município, e na Vila Umbú, o atendimento ocorre uma vez na semana, através do Projeto CRAS Volante.

“A cada dia que passa, me sinto mais orgulhosa em desenvolver meu trabalho e passar minha experiência para as participantes. Conversamos muito e trocamos experiências e isso torna a atividade mais descontraída e mais prazerosa. As participantes das oficinas são especiais para mim, pois me ajudam muito, pois as atividades propostas são sempre cumpridas e isso mostra que elas querem estar ali, aprendendo e principalmente, socializando”, comemora Eliana.

Já a secretária de Assistência Social, Vivian Alves, ressalta que as oficinas são abertas para todas pessoas que possuem cadastro único, e para participar das mesmas, os interessados devem procurar a secretaria de Assistência Social para maiores informações.

“Há diversas oficinas sendo disponibilizadas para a comunidade. As pessoas interessadas em participar devem ir até a secretaria para saber os dias que são realizadas as mesmas. Sempre é bom lembrar que as oficinas são gratuitas”, explica Vivian.