Município vira referência em oftalmologia para a região

Foto: Anna Paula Ávila

O município de Pinheiro Machado se transformará em um centro de referência oftalmológica para os municípios da região sul do estado. A notícia foi confirmada nesta semana pelo vice-prefeito, Ronaldo Madruga.

Na última quarta (15), o município recebeu a visita do Dr. Humberto Scheuermann, do Centro da Visão da cidade de Rosário do Sul. Acompanhado pelo prefeito Felipe da Feira, pelo vice Ronaldo Madruga e pela Comissão Intervencionista, o médico, que fará parte da equipe de atendimento, esteve na cidade para conhecer as instalações e o centro cirúrgico do Hospital de Pinheiro Machado, onde funcionará o centro.

“Estamos na expectativa da inauguração do centro, ratificando o compromisso com o hospital e com a comunidade pinheirense”, declarou o prefeito Felipe da Feira.

De acordo com o projeto, já aprovado pelo Governo do Estado, através do ex-Secretário de Saúde, Ciro Simoni, serão destinados cerca de R$ 1 milhão para a implementação do centro, que deve abranger aproximadamente 350 mil habitantes, originários aos municípios de Pinheiro Machado, Cerrito, Pedro Osório, Rio Grande, Capão do Leão, Arroio Grande, Herval, Cristal, Santa Vitória do Palmar, Piratini e Pedras Altas.

A projeção é de que sejam atendidos 900 pacientes/mês, através do projeto que surgiu após a realização de um estudo de demanda na região, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde e Ação Social de Pinheiro Machado.

A expectativa é de que o centro seja colocado em pleno funcionamento até o final do 1º semestre de 2014.