Município recebe ônibus escolar do Governo Estadual

Foto: Divulgação

O município de Pinheiro Machado foi um dos contemplados na entrega de veículos escolares novos repassados aos municípios gaúchos pelo Governo do Estado, em solenidade que aconteceu nesta quarta (27), no Palácio Piratini. O governador Tarso Genro e o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, fizeram a entrega às autoridades municipais, entre as quais estavam presentes o prefeito José Felipe da Feira e a Secretária Municipal da Educação, Cultura e Desporto, Marizete Copetti Duarte.

Os veículos compõem o lote de 200 ônibus adquiridos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para o transporte escolar no Rio Grande do Sul. A escolha dos municípios atendeu a critérios como o tamanho da área e o número de alunos transportados. O volume de investimentos é de R$ 47 milhões, com recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE).

Para o governador, os ônibus representam um progresso para as cidades e as zonas rurais. “A questão transporte escolar no interior tem sido uma reclamação permanente, pois normalmente são prefeituras com poucos recursos e com grandes áreas de abrangência. É um instrumento material, mas com uma dimensão maior, de aproximação dos prefeitos com suas comunidades”, disse Tarso Genro. “A entrega dos ônibus novos, com bancos estofados e cintos de segurança, é uma avanço para os municípios e eles reconhecem nosso empenho”, acrescentou o governador.

A Secretária Marizete Duarte salientou a importância do recebimento do veículo. “Nossa frota do transporte escolar necessita de renovação. Somos gratos ao Governo do Estado, que incluiu nosso município nesta ação”, comemorou.

O Prefeito Felipe da Feira também comemorou o recebimento do ônibus. Segundo o prefeito, a renovação da frota escolar é uma das prioridades da pasta. “Além deste veículo, já estamos buscando a aquisição de mais 4 ônibus novos, que deverão ser adquiridos através do Programa Caminhos da Escola. Já estamos cadastrados no programa, aguardando apenas a publicação do edital e os trâmites legais. Com isso, teremos grande parte da frota totalmente renovada e além de oferecer um transporte com maior qualidade, diminuiremos também o gasto com a manutenção dos veículos mais antigos”, completou.