Munícipio realizou o dia “D” contra o sarampo e atividades referentes ao Outubro Rosa

Foto: Rosane Elias Pires

O Município de Pinheiro Machado, através da Secretaria Municipal da Saúde e Ação Social, realizou o dia “D” contra o sarampo e outras ações referentes ao Outubro Rosa. A ação aconteceu nesse sábado (19) e contou com diversas atividades para adultos e crianças que participam da mobilização.

O Secretário de Saúde, Eliton Rodrigues Erohin, ressaltou a importância do evento para a conscientização da população, principalmente das mães, para que cumpram com o calendário de vacinação. “Para que ocorra prevenção, precisamos que as mães levem os seus filhos para receberem em dia as doses de vacinas”, afirmou.

Hoje o Município está com um índice de 84,55% da meta da primeira dose da tríplice viral, que é de 95%. “Buscamos alcançar a meta do Ministério da Saúde até o final de novembro”, salienta a enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunizações, Marina Scheer dos Santos, sendo que está marcado mais um dia “D” para o dia 30 de novembro, na Secretaria da Saúde.

Durante todo o dia do evento foram realizadas verificações de pressão arterial e glicemia, teste rápido de HIV, coleta para exame citopatológico (preventivo do útero), exame clínico de mamas, além de atividades de autoestima com aula de maquiagem, consulta e avaliação odontológica, para as mulheres. As crianças presentes no dia do evento também tiveram um dia de diversão com varias atividades direcionada a elas como brinquedos infláveis.

Um dos pontos mais emocionantes do dia foi a palestra de prevenção ao câncer de mama, com o depoimento de uma paciente diagnosticada que venceu a luta contra o câncer de mama, cuja participação abrilhantou ainda mais o evento.

Todos os setores da pasta participaram do momento. “Parabenizamos a todos que fazem parte da Secretaria Municipal da Saúde de Pinheiro Machado pela ação importantíssima que realizaram, valorizando a saúde da mulher e das crianças”, disse o Prefeito José Antonio Duarte Rosa.