Município de Pinheiro Machado recebe chama crioula

Menino de 3 anos chama atenção pela persistência em participar da cavalgada

Um grupo de 39 pessoas de Pinheiro Machado estiveram envolvidas na busca da chama crioula em Jaguarão, sendo 21 cavalarianos e 18 pessoas do grupo de apoio. Este ano, a 41ª cavalgada foi em homenagem aos 200 anos de nascimento da Anita Garibaldi, tendo como título “Os Caminhos de Anita”.

Em Pinheiro Machado, os cavalarianos chegaram na quinta-feira, dia 09, e foram recepcionados por entidades tradicionalistas e autoridades, onde receberam um certificado de reconhecimento, assinado pelo presidente da câmara, Fabrício Costa e pelo Prefeito Ronaldo Madruga.

O executivo esteve representado na cavalgada pelo vice-prefeito, Rogério Moura, que participou como cavalariano. Segundo Moura, a previsão era de percorrer 160km com a chama, no entanto, devido a uma enchente, o grupo teve que fazer 50km a mais. “Pegamos um primeiro dia bem ensolarado e atípico para época, porém a garoa, a chuva e o vento não nos largaram mais, mas seguimos firmes em nosso propósito”, afirmou.

O destaque da cavalgada ficou por conta do menino Mathias Mendes de apenas três anos, que participou de parte do percurso de Pinheiro Machado e de todo trajeto de Pedras Altas e se recusava de ir junto à sua mãe ou no caminhão de apoio, sempre com a resposta: “o petiço é meu amigão mamãe”.

Segundo a mãe do garoto, Cândida Prietto, Mathias participa das cavalgadas desde que estava em sua barriga. “Participei da cavalgada grávida dele e depois ele ainda participou mais duas vezes, essa é a terceira”, falou ao comentar que ela e o marido já participam há 20 e 15 anos, respectivamente de cavalgadas, “essa é uma tradição que queremos passar para o nosso filho”, pontua.

Por fim, um dos organizadores da busca da chama, Jerson Moraes, agradeceu a todos e fez elogios em sua fala.
“Quero elogiar os organizadores de Jaguarão e o nosso Coordenador e amigo Cabeto que apesar das dificuldades só temos elogios a ele, quero também elogiar a todos que nos acompanharam e principalmente aos companheiros de Pedras Altas que abriram as portas do CTG, a todos um gracias e até 2022”, falou.