Mostra na Capital comemora 145 anos do município de Pinheiro Machado

Obras de Solemar Junior e Moura Junior estarão no saguão da Assembleia Legislativa, de 15 a 19 de maio
Pinheiro Machado, município 350 quilômetros ao Sul de Porto Alegre, está completando 145 anos de emancipação e, para registrar a data, promoverá uma exposição de dois de seus artistas, no saguão do Palácio Farroupilha, sede da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, entre 15 e 19 de maio.

O artista plástico Solemar Junior participará com desenhos e pinturas. O fotógrafo Laudelino de Moura Junior apresentará imagens captadas em suas atividades como observador de aves.

A mostra na Capital se integra ao calendário oficial das comemorações que incluiu show em praça pública, distribuição de bolo de aniversário e encontro de carros antigos – entre outras iniciativas.
“Imagens de Cacimbinhas para todo mundo ver” é o título da exposição na Assembleia e faz referência às origens do município, quando era conhecido como Cacimbinhas e como Nossa Senhora da Luz das Cacimbinhas.

No primeiro caso, pela profusão de mananciais existentes na região, onde os tropeiros dos séculos passados acampavam, pela facilidade de obter água para si e para os animais.

No segundo, pelo milagre da retomada de visão ao estancieiro cego José Dutra de Andrade que, em agradecimento, doou a área em que foi erguida uma capela (em honra de Nossa Senhora da Luz), ao redor da qual constituiu-se a vila original. A mudança de nome ocorreu em 1915, quando do assassinato do senador José Gomes Pinheiro Machado, cometido por um antigo morador de Cacimbinhas, punição coletiva que gerando revolta ainda hoje lembrada por seus cerca de 12 mil habitantes.

Os artistas
Solemar Junior trabalha com desenho e pintura desde a infância. Hoje com pouco mais de 50 anos de idade e tendo percorrido cidades como Bagé, Pelotas, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia e Rio de Janeiro e alguns países europeus, tanto em tratamento à deficiência fonoauditiva quanto em aperfeiçoamento artístico, está de volta à cidade natal, fazendo dela, de sua gente e de suas práticas os temas de suas obras. Diversas vezes premiado, já expôs na Casa de Cultura Pedro Wayne, de Bagé; em Piratini e no Rio, além de Pinheiro Machado.

Moura Junior, por sua vez, é advogado e radialista, integra uma família local de políticos e foi vereador e presidente da Câmara Municipal em Pinheiro Machado. Na maturidade, dedica-se à observação de aves, no município e pelo Brasil afora, obtendo registros inéditos e que constituem importante elemento de preservação ambiental. É um dos mais ativos colaboradores do portal wikiaves.com.br, maior comunidade de observadores de aves do Brasil.

Créditos: Escrito pelo jornalista Nikão Duarte