Inscrições abertas para a especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) – EAD

A Prefeitura de Pinheiro Machado informa que estão abertas as inscrições para o curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A formação é totalmente a distância, com atividades presenciais realizadas nos polos UAB.

Ao todo, são 150 vagas, distribuídas entre os polos de Canguçu, Esteio, Pinheiro Machado, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula e São Lourenço do Sul.

Período de inscrições
12 de novembro a 10 de dezembro de 2025

Início das aulas
1º semestre de 2026

Informações e inscrições
Disponíveis em: siposg.furg.br/curso/1074

Para orientações locais, o contato deve ser feito com a Coordenadora do Polo UAB de Pinheiro Machado, Ana Luísa Amaro Fernandes, pelo WhatsApp (53) 99994-5854.

Sobre o curso
A Especialização em AEE é uma formação lato sensu voltada a professores e licenciados que desejam atuar com qualidade na Educação Especial na perspectiva inclusiva. O curso busca fortalecer o papel do educador na construção de práticas pedagógicas acessíveis, colaborativas e alinhadas aos direitos das pessoas com deficiência e/ou necessidades educativas específicas.

Objetivo geral
Capacitar professores e licenciados para o atendimento de estudantes com deficiência e/ou necessidades educativas específicas, desenvolvendo competências pedagógicas, técnicas e humanas orientadas pelos princípios da inclusão, acessibilidade e respeito à diferença.

Objetivos específicos
Promover formação continuada para o AEE na rede pública de ensino;
Oferecer suporte pedagógico aos professores, ampliando possibilidades reais de inclusão;
Incentivar a reflexão crítica e a construção coletiva do conhecimento;
Desenvolver saberes teórico-práticos comprometidos com os direitos humanos, a diversidade e a justiça social.

Público-alvo
Professores da Educação Básica e licenciados em qualquer área, preferencialmente da rede pública, que atuem ou pretendam atuar no Atendimento Educacional Especializado.

Metodologia
O curso é ofertado na modalidade EaD, através do AVA-FURG, com momentos presenciais nos polos UAB. As atividades incluem videoaulas, fóruns, leituras, webconferências e práticas reflexivas articuladas à realidade escolar.
Os cursistas recebem acompanhamento de tutores e professores formadores, além de materiais acessíveis elaborados em parceria com o Núcleo de Estudos e Ações Incluídas (NEAI). A formação se encerra com a elaboração de um TCC em formato de artigo, associado a uma intervenção pedagógica no campo do AEE.

Carga horária e duração
480 horas, distribuídas em três semestres letivos.