Governos de Pinheiro Machado e Pedras Altas se unem na busca de valores de ITBI

Em 2015 valores estão estimados em R$ 2,7 milhões para Pinheiro Machado

As equipes de governo dos municípios de Pinheiro Machado e Pedras Altas se reuniram na manhã de quarta-feira, 28, com a Analista de Terras, Sandra Sanguiné e do diretor de relacionamento, Daniel Andriotti, ambos da empresa CMPC buscando articular o recebimento de valores de ITBI, por parte da empresa Losango RS Administração e participação LTDA.

O prefeito Ronaldo Madruga enfatizou que o Município de Pinheiro Machado busca acertar a situação da melhor forma e garantir que os recursos sejam revertidos em benefício da comunidade.

“A empresa pode quitar os valores até o final de outubro, sem a necessidade de entrarmos na justiça contra a mesma. Caso ela opte por pagar até o final de outubro, abre-se a possibilidade da retirada dos juros e outras correções. Sabemos que a CMPC possui capital junto a Losango e por isso estamos pedindo para que a empresa faça essa interlocução entre municípios e Losango, para que sejam quitados estes valores”, explicou Ronaldo.

Ressalta-se que no ano de 2015 houve incorporação de capital entre as empresas Losango e Fibria, onde as mesmas na oportunidade alegaram imunidade tributária e acabaram não efetuando o pagamento de impostos aos municípios.

Na oportunidade foi sugerida que seja, por intermédio da CMPC, seja realizada uma reunião com representantes da Losango e dos municípios para dialogar e definir como se dará o andamento da pauta.

“Caso a empresa opte por pagar, sem a necessidade de meio judicial, os valores para cada município podem cair de R$ 4 milhões para R$ 2,7 milhões. Os municípios estão dispostos a criar meios para facilitar este pagamento, mas a empresa Suzano deve sinalizar o pagamento dos débitos com os municípios”, enfatizou Ronaldo.

A reunião contou com a presença do vice-prefeito Rogério Gomes de Moura, da secretária da Fazenda Tamires Vasconcellos, do vereador Éliton Rodrigues, do prefeito de Pedras Altas José Volnei, do secretário de administração Vitor Barcellos e da diretora de arrecadação, Ana Teresa Silveira.