Finagro lança empreendimento que projeta grande investimento em Pinheiro Machado

Foto: Reprodução

Aconteceu na noite desta quinta (24/07) no Sindicato Rural de Pinheiro Machado o lançamento do projeto silvoindustrial que visa produzir biomassa, energia elétrica e, futuramente, etanol celulósico em Pinheiro Machado. O presidente da empresa Finagro, Afonso Bertucci, apresentou o projeto da fábrica que deve começar a ser construída no município em 2015.

A região foi escolhida pela disponibilidade de áreas florestais com boa matéria prima, pela grande disponibilidade de casca de arroz para etanol de segunda geração e pela logística, com uma ferrovia que liga a metade Sul até o porto de Rio Grande. Bertucci destaca que o material humano também é muito bom e que pode ter o treinamento necessário em pouco tempo para o trabalho. “A região tem um grande potencial de desenvolvimento, porém ela precisa de projetos amplos para as pessoas venderem seus produtos para ter emprego, renda, parceria, e nestes últimos anos por uma série de detalhes a economia está patinando. Precisamos de grandes projetos sustentáveis”, comentou.

O evento contou com a presença do Prefeito José Felipe da Feira e de diversas autoridades do município. Felipe comentou a iniciativa. “Este é um investimento que deve revolucionar e mudar completamente a cara do município e terá um grande impacto na região. Estamos muito felizes com a notícia”, comentou o prefeito.

O Projeto

A Finagro projeta um investimento inicial de U$220 milhões. O estudo do impacto ambiental e liberação das licenças devem começar a partir de agosto deste ano. As obras devem começar no 2º semestre de 2015, com a oferta de 1500 empregos na fase de construção.
O início previsto das operações é para o ano 2017. Com o fábrica em funcionamento, deverão ser 200 empregos diretos na fábrica e 600 no manuseio industrial.

Inicialmente, o projeto deve atingir 35 mil hectares para a produção de 600 mil toneladas de pellets ao ano e 50 mil watts de energia. Segundo Bertucci, hoje existem 90 mil hectares já regularizados para iniciar o processo, que deve incluir pequenos produtores. Além disso, o empresário defende que as florestas não competem com as demais culturas e sim devem contribuir com a diversificação das propriedades rurais e agregar renda ao produtor.

Atualmente, o projeto está em fase de estudo para a localização da planta e dependendo da licença para construção da fábrica e concessão de área no porto de Rio Grande. O complexo industrial será construído em dois anos. Já os negócios com produtores devem ter início assim que as licenças forem liberadas. Com três anos de funcionamento, a planta também estará produzindo etanol celulósico.

O que é o Pellet

O Pellet é um combustível granulado que pode ser fabricado a partir de diversos tipos de biomassa, como madeira e serragens. Na região, deverão ser utilizados como matéria-prima para produção o eucalipto, o pinus e a acácia.
A produção do Rio Grande do Sul vai atender, inicialmente, o mercado europeu que busca substituir parte do carvão mineral pela biomassa. Já a energia elétrica vai atender a demanda do consumo nacional.