Famílias com aptidão ao Pronaf em Pinheiro Machado receberão Auxílio do programa SOS Estiagem

Nesta quarta-feira, 16, o governo do Estado começou a executar o programa SOS Estiagem para o segundo grupo de beneficiários.

Poderão sacar o benefício de R$ 1 mil, em parcela única, 67.456 agricultores familiares, em qualquer agência do Banrisul.

Neste ano, Pinheiro Machado conseguiu ter seu Decreto de Situação de Emergência homologado e reconhecido, tornando apto para que os agricultores familiares de Pinheiro Machado tenham direito ao benefício.

O vice-prefeito e também secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Rogério Gomes de Moura explica que mesmo aquelas pessoas que não tiveram direito de receber o auxílio no primeiro grupo de beneficiários, deverão fazer nova consulta na Secretaria Municipal de Agropecuária.

“Neste segundo grupo de beneficiários estão aptos a receber Agricultores familiares com declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa em 1º de fevereiro de 2022 e renda bruta anual de até R$ 100 mil, sendo que o auxílio de R$ 1 mil será pago a apenas um indivíduo do mesmo núcleo familiar. Quem não foi beneficiado no primeiro grupo, pode fazer nova consulta no Programa”, destaca Rogério.

Para saber se está apto a receber o auxílio, o público-alvo poderá também fazer a consulta no site www.sosestiagem.rs.gov.br com o número de CPF. Para informações e dúvidas, poderão procurar a Secretaria Municipal da Agropecuária.

Para resgatar o valor, o agricultor familiar terá que observar um escalonamento, por ordem alfabética, e com datas estabelecidas (veja abaixo). Importante destacar que o beneficiário deverá comparecer nas agências da instituição bancária apenas a partir da data indicada, conforme a respectiva letra inicial do primeiro nome.

Calendário de pagamento conforme a letra inicial do primeiro nome
16 de novembro – Letras A e B
17 de novembro – Letras C e D
18 de novembro – Letras E, F e G
21 de novembro – Letras H, I e J
22 de novembro – Letras K, L e M
23 de novembro – Letras N, O, P e Q
24 de novembro – Letras R, S, T e U
25 de novembro – Letras V, W, X, Y e Z

Como sacar o valor
Para sacar o auxílio, o beneficiário deverá se dirigir até uma agência do Banrisul, conforme o cronograma indicado pela letra do nome. Na agência deverá apresentar documento de identificação com foto e o número do CPF. O saque não precisa ser realizado no município de origem. Os beneficiários terão o prazo de até 80 dias para sacar o recurso. Transcorrido esse prazo sem a realização do saque, os valores remanescentes retornarão ao Estado.