Estado revisa modelo de distanciamento e mantém a região 21 na bandeira laranja para a próxima semana

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul revisou nesta segunda-feira o seu Modelo de Distanciamento Controlado e manteve a região R21 sob a bandeira laranja para a semana de 28 de julho a 03 de agosto. Com a medida, nada muda nos protocolos desta semana para o Município de Pinheiro Machado.

Após a veiculação do Decreto do Estado oficializando a aplicação das medidas segmentadas de enfrentamento à pandemia, o Executivo publicará norma prorrogando os efeitos do Decreto nº 805/2020 para a próxima semana.

“A Administração é criticada pela liberação tardia das normas que as lojas e comerciantes devem seguir, porém, é importante lembrar que o Município segue as determinações do Estado, que geralmente só oficializa os protocolos segmentados por meio da publicação de Decreto em segunda edição do Diário Oficial do Estado e, na maioria das vezes, isso só acontece por volta das 23h, o que inviabiliza o lançamento do Decreto Municipal com antecedência, pois este faz referência ao Decreto Estadual“, explica o Secretário da Administração, Giovane Sampaio. “Ainda assim, o setor pode acessar o site do Distanciamento Controlado para tomar conhecimento dos protocolos gerais aplicáveis”, acrescenta.

Mesmo tendo permanecido na bandeira laranja, é importante destacar que o número de casos confirmados na cidade aumentou muito nas últimas semanas, e cada vez mais é fundamental que a população faça a sua parte, por meio do uso de máscara de proteção quando necessário se deslocar para ir até algum estabelecimento comercial, como supermercados, farmácias e outros, além de manter uma constante higienização das mãos, fazendo uso de água e sabão antes de sair de casa, e também de álcool em gel 70% quando for acessar os estabelecimentos, além de ficar em casa sempre que possível.